Chega a São Paulo o show desse que é o disco mais monumental lançado neste ano. Nando Reis leva o disco triplo — que no fundo é quadruplo — Uma Estrela Misteriosa ao palco do Unimed no sábado, com uma banda que incorpora ninguém menos do que o guitarrista Peter Buck, do R.E.M., e o produtor Barrett Martin (ex-Screaming Trees) na bateria, além da turma incrível que já o acompanha normalmente. Quer saber mais do projeto? Tá no YouTube o minidoc que escrevi e foi dirigido pelo parceiro Raimo Benedetti.
Shows
Hoje rola o 2° prêmio de música instrumental no Tokio Marine Hall, Aláfia no CCSP, Charanga do França no Dois Dois, Flora ET e Labatú no FFFront, Hulga Joy+Naissius+ Qamar no Porta, Jards Macalé na Casa de Francisca, Laura Lavieri e Cacá Machado no Bona , Martin Levy no A Porta Maldita e Taxidermia no Sesc Vila Mariana.
Amanhã tem Adriano Grineberg no Boca Cultural, Bebé no Sesc Belenzinho, Brime na Casa Natura Musical, Bufoborealis + Pelados no Picles, Crizin da ZO no Porão da Casa de Francisca, Cynthia Luz no Sesc Belenzinho , Dexter no Sesc Ipiranga, Evinha e Gerard Gambus no Blue Note, o improv do Free At Last no Garagem Beleza, Gabriel Levy no Sesc 24 de Maio, Julia Toledo e Luiz Carrrasco no Sesc Santo Amaro, Lupa Santiago no JazzB, Pagode na Lata no Dois Dois, Péricles no Tokio Marine Hall, Roberta Sá no Cine Joia e Urias na Audio. Sexta e sábado tem ainda Douglas Germano no Bona.
Sábado rola Barbatuques no Sesc Bom Retiro, Cida Moreira no Boca Cultural, Delinquentes no Depois do Fim do Mundo, Gero Camilo no Sesc 14 Bis, Lamparina na Casa Natura Musical, Lívia Mattos no Sesc Consolação, Living Color no Tokio Marine Hall, Miranda Kassin no Sesc Pompeia, Naimaculada + Fragoria no Bar Alto e Velmas no A Porta Maldita. Sábado e domingo rola ainda Filarmônica de Pasárgada no Sesc Consolação e Sophia Chablau no Sesc Ipiranga. E, no domingo, Pegada de Gorila na Casa de Francisca, Samba de Dandara no Sesc Interlagos, Sorry for All no A Porta Maldita e Z'Africa Brasil e convidados no Sesc Campo Limpo.
Segunda tem a tempora do Pélico no Centro da Terra, terça rola Cao Laru no Bona e Julia Guedes no Centro da Terra e, na quarta, Fernando Nunes e Walter Villaça Recebem Chico Chico e Nando Reis no Blue Note e Tiê no Bona.
Clássico
Hoje começam os concertos da temporada da Osesp com a regente Katharina Vincor na Sala São Paulo. No Theatro São Pedro, rola a Ópera Cinderela até domingo. Do domingo, tem o Festival Schubert com Paul Lewis na Sala São Paulo. Já na terça tem Quarteto Muriti na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e XV Bimesp no Sesc Pompeia.
Artes Visuais
No sábado estreia Vigília, de David Almeida, na Galeria Millan. Vai até dia 9, Trilha, do Iran do Espírito Santo, na Galeria Fortes D’aiola e Gabriel e Bosque Neural, de Janaína Mello Landini, na Zipper. Vale a visita: Homem de Pijama Sonha com Tex o Caubói na Casa de Cultura do Parque e a coletiva A forma do fim: esculturas no acervo da Pinacoteca, na Pina Estação. E fica no MIS até 17 de novembro, Eu sei que existo porque você me imagina, de Gui Marcondes, dentro do programa Nova Fortografia 2024. No domingo é o último dia da exposição de Guto Lacaz no Itaú Cultural e ele vai lançar por lá o livro 34 poemas-homenagens.\
Teatro
Estreia hoje no Sesc Santana A Peste (foto), adaptação do já clássico de Albert Camus que conta como a pequena cidade de Orã tenta sobreviver à peste negra. No palco, ela é levada como um monólogo com Thiago Lacerda e direção de Ron Daniels. Mas não é a única peste em cartaz. Vindo de outro caminho, uma adaptação livre de textos de Antonin Artaud escrita por Evaldo Morcazel, A Conquista da Peste, traz a inquietação do mestre francês para o mundo dos reality shows, no Sesc Pinheiros, com Sergio Siviero e Tânia Granuss. Continuando pelos palcos, vale ver Édipo rec, com o Grupo Magiluth, no Sesc Pompeia, de quinta a domingo, Transe - Ato 1, com Salloma Salomão e direção e dramaturgia de Márcio Castro, no Sesc Belenzinho, de sexta a domingo.
Dança
Com direção, concepção e dramaturgia de Diogo Granato, hoje tem o espetáculo experimental Paradisaeidae no Sesc Pinheiros. Hoje e amanhã rola Isla, com Miguel Angel, no Centro da Terra e Olha pra Mim no CCSP, com direção e coreografia de Ádia Anselmi. No sábado e domingo, mais um espetáculo de Anselmi no CCSP: Sutil como um Vulcão.
Cinema
A semana tá meio fraca para adultos, mas vai até amanhã na Cinemateca Brasileira a Mostra Mundo Árabe de Cinema. Nas estreias, o clima não está muito melhor. Vale ver A Garota da Vez, estreia da atriz Anna Kendrick como diretora, e o documentário Termodielétrico, de Ana Costa Ribeiro.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck