Vai até domingo na Arca, na Vila Leopoldina, a nova edição do Rotas Brasileiras. É a terceira edição dessa feira que volta o olhar para a arte feita por estas praias. A direção artística deste ano é do Rodrigo Moura, curador-chefe do Museo del Barrio, de Nova York. Como eles mesmos dizem: “É uma feira de descobertas, com projetos que refletem tanto o que está despontando na cena, como também resgata e homenageia grandes criadores e criadoras da arte brasileira e aquelas que a influenciam.” Fui nas edições anteriores e acho que, justamente por ser menor e mais focada, é das melhores experiências dentro do universo das feiras. O trabalho que escolhi para ilustrar esta edição é de Marcos da Matta, representado pela galeria de Salvador RV Cultura e Arte.
Artes Visuais
Abre no sábado na Pinacoteca Entre a Cabeça e a Terra, mostra que reúne a arte têxtil africana, e na vizinha Pina Contemporânea, Gabriel Massan: Terceiro Mundo, a dimensão descoberta. Num pique mais moderno, rola no sábado Ateliês Abertos d'O Predinho em Pinheiros. Sábado também abre Writing, painting, calculating, transcoding - LAb[au] na Dan Galeria e rola a imersão sonora de Bruno Gari e Marcelo Cabral, às 11h, no Instituto Tomie Ohtake. E tem ainda Singular Plural: Rubem Valentim no Museu Afro Emanoel Araújo e a exposição que não é exatamente de arte, mas vale entrar aqui: 100 Anos de Paulo Vanzolini, o Cientista Boêmio no Sesc Ipiranga.
Clássico
Hoje tem a última apresentação da The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen no reinaugurado Cultura Artística, que, no sábado, traz a soprano Sonya Yoncheva acompanhada do pianista Malcom Martineau. Sexta e sábado no Theatro Municipal tem o tipo de programa que me tira de casa: Rapsódia para Novos Tempos, com a Orquestra Sinfônica Municipal tocando compositores contemporâneos como Michele Agnes Magalhães, Ajítenà Marco Scarassatti e Reena Ismail, além de clássicos como Johannes Brahms, John Adams e George Gershwin. Também no Municipal, domingo tem Dança e Máscaras com a Orquestra Experimental de Repertório. Na quarta tem Temporada Osesp no MASP, com um repertório bem bom que inclui Steve Reich e Reinaldo Moya, e comentários de Cadu Riccioppo, crítico de arte que faz a conexão entre as obras do Masp e as peças musicais interpretadas.
Shows
Hoje rola esse casal que eu amo Ava Rocha e Negro Léo no Bona, Ayom no Porão da Casa de Francisca, Badi Assad no Blue Note, Coração da Massa no Dois Dois, Grisa & João Viegas no Porta, Lord Bishop Rocks no FFFront, Lucio Maia convida Manu Julian no Picles, Mahmundi no Mundo Pensante, Mestre Nico e o Balança da Manipueira no Centro Cultural Afrika, Nuria + Rodrigo Manicusi na Odette e Romulo + Viola + Lea + Pacola no Garagem Beleza. Hoje e amanhã tem ainda BK’ no Sesc Pompeia.
Amanhã é dia de Baco Exu do Blues no Espaço Unimed, Bixiga 70 na Casa Natura Musical, Douglas Germano no Bona, La Guacamaya no Centro Cultural Afrika, Leela 20 Anos no Sesc Belenzinho, Maria Luiza Jobim na Casa de Francisca, The Orange Disaster + Herzegovina no Porta, Preta Batuque no Dois Dois, Rodrigo Ogi no porão da Casa de Francisca, Saravá + Copo e Água + Zumbido no A Porta Maldita e Skydown + Mim no Picles. Sexta e sábado tem Gonzaga Rei com Lirinha, Uli Costa e Josyara, no Sesc Vila Mariana.
Sábado rola Alice Caymmi no Blue Note, Berço do Samba de São Mateus convida Ideval e Zelão no Boteco da Dona Tati, Don L no Cine Joia, Exclusive Os Cabides + Os Fonsecas no Cineclube Cortina, Expresso Music Festival no Espaço Manivela, Festival 5 Bandas na Casa Rockambole, Firefriend na Garagem Beleza, Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene no Sesc Consolação, Pedro Palma no Bar Alto, Rafael Stonne no Teatro da Rotina, Samuca e a Selva no Mundo Pensante, Surtango Quinteto no JazzB, Tarântulas e Tarantinos no Picles e Trupe Chá de Boldo no Sesc Pompeia. Sábado e domingo rola ainda Antonio Pinto in Concert no Sesc 14 Bis, Carlinhos Vergueiro no Sesc Ipiranga, Caxtrinho no Sesc Pompeia, Festa da Música na Casa na Casa de Cultura do Parque e Tetê Espíndola no Sesc 24 de Maio.
No domingo tem Artur Dutkiewicz no Sesc Belenzinho, Batata Boy no Bar Alto, Cesar y la Pachanga no JazzB, Duo Marissol Mwaba e François Muleka no Sesc Bom Retiro, Luiza Brina no Sesc Vila Mariana e Tatá Aeroplano + Gustavo Cintra & A Televisão de Cachorro no FFFront.
Na segunda tem sempre o Tranquilo, mas é surpresa. E, na terça, Cuca Sounds (essa eu não vou perder) no Centro da Terra, Daíra part. Zeca Baleiro no Bona, Felipe Gomide no Sesc Consolação e Fernando TRZ Quinteto no Blue Note. Já na quarta rola André Frateschi no Bona e Thiago França Trio no Sesc Pinheiros .
Pista
Hoje tem Baile do Leão no Central 1926, Jerome Convida, Moving na D-Edge e Na Manteiga no Lote. Amanhã rola Freak Chic na D-Edge, Gop Tun no Ephigenia, Pista Quente no Quina, Pressure Drop no Pantera, Santo Forte no Martinelli, Sarrave no Tokyo, Tássio Baía no Gaspar, Ubuntu Sessions na Casa da Luz e Yalla no Prato do Dia.
Sábado tem Cardume Showcase no Lote, Compacto na Balsa, Disco Night na Casa da Luz, DiscoLaje na Laje, Donuts Fest no Estúdio Lâmina, Fresh! no Pratododia, Gema na Fiel Discos, Grau x Halfmoon no Quina, Julia Weck e Lucian Fernandes no recém-inaugurado Âmago Bar, The Kitchen no Jerome, Matthieu B e Guarizo no Caracol, Missa da Rebolada no Centro Cultural Afrika, Música Crônica no Porta e Summer Eletrohits no Cineclube Cortina. No domingo rola Butech House + Hey Johnny no Central 1926, Craig Ouar e Millos Kaiser no Caracol, Lacuna Tropical no Lote, Subterrâneo no Madame e Vinagrete na Balsa. Já na quarta, Discos Abertos na Balsa e Noche Colombiana no Tokyo.
Cinema
O Kinoforum segue até domingo. Hoje tem exibição de comemoração aos 60 anos de Deus e o Diabo na Terra do Sol, no Museu da Língua Portuguesa. Amanhã rola Ao vivo no Belas: Stop Making Sense (filme + show com Mariachis Marcianos) no Reag Belas Artes. Sábado tem exibição de Utopia Tropical com debate com diretor e convidados após a sessão na Nave Coletiva e, na quarta por lá rola pré-estréia de Black Rio! Black Power também com debate com a equipe. Também na quarta, o Itaú Cultural exibe Kopenawa: sonhar a terra-floresta, de Marco Altberg e Tainá De LuccasNesta semana tem a volta de Stop Making Sense, Jonathan Demme, aos cinemas. Outras estreias dignas de nota são Bernadette, de Léa Domenach, Zé, de Rafael Conde, Fernanda Young - Foge-me ao controle, de Susanna Lira e Cidade; Campo, de Juliana Rojas.
Teatro
Hoje rola Experiência n. zero - O CHARME DA MORTA com o Teatro Oficina no Sesc Consolação e estreia Nem Mesmo Todo o Oceano, na mostra de espetáculos que comemora os 15 anos da Cia Omondé, no Sesc Pompeia. Na segunda volta ao cartaz o solo Aquele Trem no ºAndar. Fica em cartaz até 20 de setembro no Teatro B32 Selvageria, com Bárbara Eliodora, e, até dia 22, Quase Infinito no Teatro Faap.
Dança
A partir de hoje tem a Semana Paulista de Dança no MASP. Na mesma avenida, segue até domingo a 1ª Mostra Internacional de Dança de São Paulo no Itaú Cultural. De sexta a domingo, rola Roxa no Teatro Arthur Azevedo. Já sexta e sábado rola Liila no Sesc Pompeia.
Literatura
De sexta a domingo acontece a 9ª Primavera dos Livros e Feira do Livro Periférico no Galpão Cultural Elza Soares, do MST.
Agora a Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Maria Clara Strambi