Quem já ouviu ou viu O Grivo sabe que Nelson Soares e Marcos Moreira revelam todo um universo sonoro a partir da combinação de instrumentos convencionais e instrumentos inventados, verdadeiras esculturas tocáveis. Neste fim de semana, o duo mineiro vêm a São Paulo com uma missão diferente: vestir filmes com seu som. Em duas apresentações no Sesc Vila Mariana, no sábado eles sonorizam uma série de curtas modernistas dos anos 1920, trabalhos de Marcel Duchamp, René Clair, Man Ray, Hans Richter, Orson Welles e Walter Ruttman e, no domingo, o longa O Gabinete do Doutor Caligari, de Robert Wiene., de 1920. E ainda é no 0800. Imperdível.
Queria trazer mais um destaque do coração: amanhã, no Sesc Pompeia, Romulo Fróes comemora 20 anos de seu primeiro disco, Calado, que na época a gente chamava de indie samba. Discaço que não ouço ao vivo há 20 anos.
Cinema
Hoje começa a sexta edição do Festival Cabíria no CineSesc e na ESPM. De sexta a domingo, o MIS traz a Mostra de Cinema Japonês. Também na sexta, a Cinemateca Brasileira exibe Cabra Marcado para Morrer, que faz 40 anos e, no domingo, rola por lá a Sessão Especial Roberto Farias, com dois longas do cineasta. No domingo, começa no CCSP a 13ª Mostra de Cinema Coreano. Nas estreias da semana, que estão ótimas, recomento A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinski (escrevi sobre ele no Meio), Greice de Leonardo Mouramateus, Divertimento de Marie-Castille Mention-Schaar e O Sequestro do Papa, de Marco Bellocchio.
Shows
Antes de mais nada, segue até sábado o incrível CHIII, – Festival de Música Criativa. Seguindo a programação normal, hoje rola Betina Astral + Cidade Dormitório no FFFront, Carlos Careqa no Sesc Pompeia, Cida Moreira e Hélio Flanders no Bona, Coral part. Assucena no porão da Casa de Francisca, Dirty Grills + The Orange Disaster no A Porta Maldita, Fábio Torres convida Luiza Britto E Rodrigo Y Castro no JazzB, Hot e Oreia no Mundo Pensante, Mateus Fazeno Rock na Casa Natura Musical, Medulla + Natália Nó no Picles, Rossano + Mano do Bem + Carlos Costa na Garagem Beleza, São Paulo Ska Jazz no Blue Note e Thalma de Freitas na Casa de Francisca.
Amanhã tem 3 no Som no Sesc Casa Verde, Anná & Bella Raiane na Odette, Arquétipo Rafa + Iara Rennó no Picles, Badi Assad no Itaú Cultural, Bel Aurora + Flor E.T + Felipe Távora no A Porta Maldita, Buena Onda Reggae Club no Sesc Santo Amaro , Carro Bomba no Sesc Belenzinho, Entre Elas no Dois Dois, Falso Sol no FFFront, Frevo Bixiga Orquestra na Casa de Francisca, Jaloo no Sesc Pompeia, Johnny Hooker no Audio, The Lemonheads no Cine Joia, Letícia Fialho no Bona, Mestre Negro: A Música de Moacir Santos no JazzB, Noites Sem Norte no Teatro da Rotina, Ricardo Silveira Quinteto no Sesc Belenzinho, Romero Ferro no Sesc Pinheiros, Samba de Sexta apresenta Berço do Samba de São Mateus na Praça das Artes e Tuer Lapin na Garagem Beleza.
No sábado rola Amém e Amem - 80 Anos Naná Vasconcelos no Sesc Pompeia, Anelis Assumpção no Itaú Cultural, Baile do Dikuã convida Carlos Dafé no Dois Dois, Barbarelli + Oda Cairu na Laje, Bob Wyatt Quarteto no JazzB, Caneca Cheia + Nihilo + Os Gardenal no Depois do Fim do Mundo, Castello Branco no Sesc 24 de Maio, Di Melo no Blue Note, Don L no Sesc Belenzinho, Fernana Broggi e a roda do meio fio, Bloco TBT com João Suplicy e Vitor Candelária no Alma, Jonathan Ferr especial Djavan no Blue Note, Mahmundi no Bona, Manu Julian no Mamãe, Ná Ozzetti, Fernando Sagawa E Franco Galvão celebram Dominguinhos e Anastácia na Casa de Francisca, A Olívia + Banda Sopru + Lucas Maranhão no A Porta Maldita, Pagode da 27 na Casa Natura Musical, Preta Batuque no porão da Casa de Francisca, Rubinho Jacobina no Boca, Samba do Passarinho no Greta Galpão, Vivendo do Ócio no Centro Cultural Olido, Yago Oproprio na Audio. Já no domingo tem Batucada das Pretas no Dali Daqui, Cólera no Centro Cultural Olido, Juliana Linhares no Sesc Belenzinho e Mari Merenda no Bona.
Queria lembrar que segunda sempre tem o Tranquilo com boas surpresas que a gente descobre no dia. Segunda também tem BNegron convida: Freelion no Centro da Terra e Eric Benét no Blue Note. Na terça, no Instrumental Sesc Brasil, rola Banda Nova Malandragem no Consolação, e tem ainda Mariana de Moraes no Pulso Hotel e Onira no Centro da Terra. Já na quarta, tem Douglas Germano, Kiko Dinucci e Rodrigo Campos na Casa de Francisca, Gustavo Bertoni no Bona e Raíces de América no Blue Note.
Clássico
De hoje a sábado o maestro Giancarlo Guerrero traz um programa devotado à música francesa do início do século 20 na Sala São Paulo.
Pista
O Secilians está completando dois anos e traz uma programação especial que vai até domingo. Hoje tem ainda Grooves Nights na Fiel Discos, Jazz it Up no Cineclube Cortina, Magnetismo no Entr3posto, Moving na D-Edge, Sintonia no Pratododia, Takeover: Goma Room x Veludo no Caracol e Vermelho convida secretsundaze no Matiz.
Sexta rola Bats & Robots especial Vive La Fête no Madame, Boutiq Disco no Dali Daqui, Caldo Showcase no Ephigenia, Close no Jerome, Deep Web no Entr3posto, Diggin’ Vinil no Cineclube Cortina, Freak Chic na D-Edge, Forró dos Ratos no Pratododia, Fugaz no Cineclube Cortina, Garage até o Caroço na Fatiado Discos, Goma Room na Central 1926, Horihana e From House to Disco no Caracol, Summer Eletro Essepê na Casa da Luz e Vinilicas no Estúdio Lâmina
Sábado tem Amadopeace no Cineclube Cortina, Anti Hit na Garagem Beleza, Bayla Yala no Centro Cultural Afrika, BISC8’s na Balsa, Chamego no Mundo Pensante, Cremosa Vinil no Matiz, Coletiva na Fatiado Discos, Encontrão na Fiel Discos, Fresh Dancehall no Pratododia, Gui Boratto + Gartzzea +Syl Balzer B2B Nassi na Heavy House, Houseira no Jerome, Indietronica no Ephigenia, Mamba Negra, Música Crônica no Porta, Secretsundaze no Caracol, Soturna na Central 1926 e Techno Baile no Entr3posto.
Já domingo rola Bernardo Pinheiro e Millos Kaiser no Lote, Horizonte Sonoro no Martinelli, Katz no Ephigenia, Sounds Like Us no FFFront eSubterrâneo no Madame. Na segunda tem ainda Forró dos Ratos no Estúdio Lâmina e, na quarta, Gop Tun Records no Caracol.
Artes Visuais
Começou nesta semana a Ocupação Naná Vasconcelos no Itaú Cultural. Sexta tem início o Festival: Poesia em presença - entre cenas, slam, spoken word e rap no Instituto Tomie Ohtake, com batalhas e exposição. No sábado abre Rio, e também posso chorar com a performance Mais uma Vez, de Gustavo Torres, na Casa de Cultura do Parque e Uma Jornada pelo Movimento Punk Paulistano no Centro Cultural Olido. Vale conferir ainda: Cuir sou: notas sobre afetividade na Verve e Reverberações Surrealistas no MAB.
Teatro
Fica até 18 de agosto no Tuca, O Que Só Sabemos Juntos, com Tony Ramos e Denise Fraga, que entrevistei pro Meio nesta semana. De sexta a domingo a Cia de Teatro Acidental apresenta a sua Trilogia Afetos Políticos no Teatro Paulo Eiró e, de sexta a domingo, até dia 28 fica em cartaz O Que Ficou, no Espaço Garganta. Vale ainda ver na segunda Elizabeth Costello, monólogo de Lavínia Pannunzio, na Biblioteca Mario de Andrade.
Dança
Hoje e amanhã tem SCinestesia com Cia. de Danças de Diadema no Sesc 24 de Maio. De hoje a domingo rola Terezas com a Cia de Dança Anderson Couto no CCSP e Corpo. Onda, de Clébio Oliveira, no Sesc Pompeia. De sexta a domingo, rola Riso, com Key Zetta e Cia no Teatro Popular do Sesi.
Agora a Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Maria Clara Strambi