Não sei vocês, mas cada vez mais me convenço de que todas as questões políticas relevantes hoje, principalmente aquelas que olhem para a inclusão e a diminuição das desigualdades, precisam passar por uma mirada que leve em conta as questões ecológicas. E a arte tem muito a ver com isso. Por isso acho bastante importante a 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, que começa hoje em vários lugares da cidade, como o Reserva Cultural, o CCSP, Cine Satyros Bijou, Nave Coletiva, Circuito Spcine Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e 15 unidades do Circuito Spcine localizadas nos CEUs. Até o dia 14 de agosto, serão exibidos 122 filmes de 14 países. A foto é do longa O Povo da Baleia, de Pete Chelcowski e Jim Wickens.
***
E nesta semana tem a colab da Ladrilho Hidráulico com a Ubu, que sai amanhã na newsletter da editora.
Cinema
E tem mais coisa legal de cinema na semana: o Festival Filmes Incríveis no Belas Artes, Mostra Dia D Revisitado na Cinemateca e o Naked Festival, na terça, no MIS. Das estreias, Estranho Caminho de Guto Parente e A Viúva Clicquot de Thomas Napper.
Clássico
Na temporada Osesp, a partir de hoje tem Giancarlo Guerrero e Pacho Flores na Sala São Paulo. Já o Theatro São Pedro traz um programa duplo com as óperas Turandot, de Ferruccio Busoni e Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, na sexta, no domingo e na quarta. E, no Municipal, duas boas pedidas no domingo: Revoluções Harmônicas com a Orquestra Experimental de Repertório e Réquiem de Mozart com o Coro Lírico e a Orquestra Municipal de Campinas. Na terça tem ainda Academia da Osesp convida Pacho Flores no Teatro B32 e, na quarta, Bachiana Filarmônica SESI-SP: SINFONIA NA PAULISTA no Centro Cultural Fiesp.
Shows
Hoje tem Edu Ribeiro Trio convida Toninho Ferragutti no porão da Casa de Francisca, Felipe Aguiar + Jair Naves + Vitor Brauer no Bar Alto, Filippe Catto no Bona, Jambu + Starkenoten no A Porta Maldita, Malu Maria no Sesc Vila Mariana e Pele Fria + N.O.I.A.D.O no Porta. Hoje a amanhã rola ainda Arismar do Espírito Santo, Liv Moraes e Gabriel Grossi no Sesc Pompeia e de sexta a domingo acontece a 1ª Mostra Violas Brasileiras no CCBB.
Sexta tem Ana Deriggi, Fabio Tagliaferri, Mário Manga e Ná Ozzetti no Bona, Badi Assad & Carlinhos Antunes no Tendal da Lapa, Bebê Kramer & Trio In Uno no porão da Casa de Francisca, Chico Chico na Casa Natura Musical, Clarea + Roocarletti + Chuvvv no A Porta Maldita, Izzy Gordon canta Rainhas na Vila Itororó, Mental Pollution Fest 2 no Depois do Fim do Mundo, Nina Oliveira no Centro Cultural Afrika, Pagode da 27 convida Dexter no Dois Dois, Pelados + Varanda Musical no Cineclube Cortina, Samba do Aguidá e Junior Oliveira no Boteco da Dona Tati, Samuel Rosa no Espaço Unimed, Saulo Duarte no Mundo Pensante e Vinco + Gibaa + Envelope Nuclear no FFFront. Sexta e sábado rola Gaby Amarantos no Sesc Pompeia e Renato Teixeira no Sesc Belenzinho.
Sábado rola As Cruellas do Eletrohits + Ypu no Bar Alto, Egberto Gismonti no Blue Note, Juçara Marçal, Gui Amabis e Rodrigo Campos no Sesc Santo Amaro, Juventude Maldita e Inês É Morta no Tendal da Lapa, Mariana Furquim convida Ná Ozzetti no Boca, Samba pros Orixás no Dois Dois, Turmallina + Gigante Castelo + Marcos Carreri no A Porta Maldita e Zeca Baleiro convida Biafra e Sidney Magal na Casa Natura Musical. Sábado e domingo tem ainda Adriana Moreira cantando Batatinha no Sesc Pompeia, Cátia de França no Sesc Belenzinho e Zélia Duncan no Sesc Pinheiros.
No domingo tem Assucena na Arena B3, Banda Mantiqueira no Bourbon Street, Bárbara Eugênia e Tatá Aeroplano no Boca, Bryan Behr - Dejavu Tpur part. Duda Beat no Cine Joia, Central Underground Extreme Fest 2024 no Tendal da Lapa, Douglas Germano e Kiko Dinucci no Sesc Casa Verde, Mustache & Os Apaches na Vila Itororó, Renan Rocha + André Ribeiro no Bar Alto, Samb’Ayô convida Ritta Faromi na Casa de Francisca e Zeca Baleiro convida Fernando Mendes, Leoni e Wanderléa na Casa Natura Musical.
Na segunda começa a nova temporada do Centro da Terra, desta vez com Gabriel Thomaz e tem ainda Funk de Quintal - Aláfia no Dois Dois. Na terça eu não perderia Cacá Machado, Laura Lavieri & Igor Caracas fazendo o álbum branco do João Gilberto no Sarau Bar no Pulso Hotel, mas tem também Adriana Calcanhotto no Blue Note, Mestrinho na Casa de Francisca, Quixote no CCSP, Siba no porão da Casa de Francisca e Soledad no Centro da Terra.
Pista
Hoje rola DJ Marky na Heavy House, Giu Nunez no Gaspar e No Mercy no Jerome. De hoje a sábado tem comemoração de Um Ano do Camarim. Amanhã tem 12 Polegadas no Pratododia, Baile Sudaca no Redoma, Bats & Robots no Madame, Disco Esquisito na Garagem Beleza, Freak Chic na D-Edge, Madame Surtou no Entr3posto, No Mercy no Jerome, Pista Quente no Porta, Smartbiz showcase + Ubuntu + Giu Nunes no Ephigenia, Tunnel + Ricardo Live + Tudo Liga Nada Funciona no Mamã e Vinílicas no Estúdio Lâmina.
Sábado tem Baile Bichota no Redoma, Bonsai & Ciano no Porta, Cadelinhas da Alpha na Fatiado Discos, Camaleoa na Balsa, Festinha na Laje, Garage Disco convida Pedro Gariani no Caracol, Gop Tun Djs no Martinelli, As mina risca no Pratododida, Nasci Para Bailar na Garagem Beleza, Nega Nervous e Mari Rossi no Gaspar, ODD 9 Anos, Procissão no Ephigenia e Ubuntu convida Thales no Lote. Já no domingo as boas são Janaina Nas, Katu Marinho, Ricardo Pereiro e Vitão Moralez no Lote, Oh my god no Secilians, Pista Quente no Gaspar, Realce na Fatiado Discos e Subterrâneo no Madame.
Artes Visuais
Abre hoje Cheque Mate, individual do genial Guto Lacaz no Itaú Cultural e a coletiva uma cadeira é uma cadeira é uma cadeira coletiva na Galeria Luisa Strina. Na Galeria Vermelho eu não perderia Relâmpago de Motta & Lima. No sábado abre Leonilson em Cartaz na Galeria Mapa e a coletiva Seis propostas de Calvino na Millan. Na terça abre LuzCaiada, de André Ricardo na Galeria Estação.
Teatro
Hoje e amanhã tem a leitura Escritos Negros Modernistas no Sesc Campo Limpo. Estreia sexta Macário do Brasil, com direção de Carlos Canhameiro, no Tusp. No sábado rola a Mostra Solo Mulheres + Show de abertura de Dani Nega no Teatro de Contêiner. Na segunda tem Atotô - Silêncio, O Rei Está na Terra no Teatro Oficina e, na quarta, Trovadores do Miocárdio na Balsa.
Dança
Hoje e amanhã tem É Só Isso, com Ana Medeiros, Clarissa Braga, Marina Viski no Centro da Terra, de sexta a domingo rola Cabanagem no CCSP e sábado e domingo tem o Encontro Nacional da Dança no Teatro Sérgio Cardoso. Já no domingo, Hiato no Sesc Avenida Paulista e Meltdown no Sesc Paulista.
Agora a Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Maria Clara Strambi