Essa obra do artista mineiro Advânio Lessa é uma das que integram uma das exposições mais icônicas de São Paulo, o 38º Panorama da Arte Brasileira, do Mam, que neste ano ocupa o Mac-USP. a partir de sábado. Batizada de Mil Graus, a exposição tem curadoria de Germano Dushá e Thiago de Paula Souza com a curadora-adjunta Ariana Nuala. Ela explora como tema o calor-limite, onde tudo se transforma. Derrete? O legal do panorama é justamente a oprtunidade de ver pesquisas muito diferentes de artistas de todo canto do país.
Mais três recados: amanhã tem colab da Ladrilho Hiddráulico com a Ubu e o tema passa pelas eleições. Assina lá que dá tempo de receber no email E hoje tem um novo ajudante na feitura da newsletter, o Bento Werneck. Sim, é meu filho do meio. Então não pode nem chamar de nepotismo. :) Para quem está sentindo falta da Ladrilho pra curtir em casa, ela vai voltar, mas vai passar a sair aos sábados.
Artes Visuais
Este é o último fim de semana para ver a coletiva Para Falar de Amor, no Espaço Kura. Quem gosta de fotografia tem de ver Desobediência por afeto, de Stefania Bril , no IMS. Fica até o fim do ano, mas no domingo de eleição, não abre. Já na Chácara Lane está aberta Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação e fica até 1º de novembro, na Casa Triângulo, Esperança Equilibrista, de Vânia Mignone Na terça abre no Sesc Pompeia, A Natureza das Coisas, a primeira exposição retrospectiva da obra instalativa de Carlito Carvalhosa. O legal é que vai até 9 de fevereiro do ano que vem.
Shows
Hoje tem Ajuliacosta no Sesc Pompeia, André Siqueira e Toninho Ferragutti no Sesc 14 Bis, Chico Bernardes no Bona, Gean Ramos no Itaú Cultural, Jup do Bairro + Participação Dupla 02 no Picles, Lilian Rocha no CCSP, Negro Léo no porão da Casa de Francisca e Vereda Quarteto no JazzB.
Amanhã rola Ana Deriggi e Mario Manga no Bona, Bruxa Stoned Fest no FFFront, Capote Valente no A Porta Maldita, Edvian Fulni-ô no Itaú Cultural, Luana Bayo convida Izzy Gordon no Sesc Campo Limpo, Os Fonsecas no Porta, Kastrup + Daniel Brita no Picles e Raquel Tobias & Trio de Prata no porão da Casa de Francisca. Sexta e sábado rola ainda Alaíde Costa no Sesc Pinheiros, Curumin no Sesc Pompeia, Ivyson no Sesc Ipiranga, Juliana Linhares no Sesc 24 de Maio, Leci Brandão no Sesc Vila Mariana, Lenna Bahule com participação de Tiganá Santana no Sesc Bom Retiro, Orquestra Mundana Refugi na Casa de Francisca e Tony Tornado + Funk Essência no Sesc Guarulhos.
Sábado tem Alcione no Tokyo Marine Hall, Alessio Cazzetta no Jazz B, Ava Rocha no Sesc 14 Bis, Beco convida Xis no Sesc Campo Limpo, Flor de Imbuia no Sesc 24 de Maio, Inunda na Laje, Negra Li no Sesc Santo André, Pagode da Danda no Sesc 14 Bis, Péricles na Audio, Thaide no Sesc Santana, Tont no Bar alto, Julia Vargas no Picles Militia + Ingrate + Beware no A Porta Maldita, Samba Delas no CCSP e Zé Ramalho Espaço Unimed. E domingo tem ainda Pagode Classe A no porão da Casa de Francisca e Chuva negra+Hatten+Garage Fuzz+ Zander no Cine Joia
Na segunda, Pélico começa nova temporada do Centro da Terra. Na terça tem Ashnikko na Audio, Celsim e João Camareiro na Casa de Francisca, Dora Morelenbaum no Pulso Hotel, Felipe Rossi Sexteto no Sesc Consolação e Jaime Hinckson no Bona. Já na quarta, Zeca Baleiro na Casa de Francisca.
Clássico
Hoje começam os concertos da temporada da Osesp, que recebe o violinista Ilya Gringolts e é regida por Heinz Holliger. No Theatro São Pedro, às sextas e domingos, acontece o espetáculo Grão da Voz, com criação e direção cênica de Ligiana Costa e direção musical de André Dos Santos. Domingo tem o Festival Chopin no Theatro Municipal, e domingo, segunda e quarta, a Orquestra Câmara de Basel se apresenta no Cultura Artística.
Pista
Hoje rola Coppola HalfCab Mex na Heavyhouse, DJeizza no Gaspar, DJ Zinco na Casa de Francisca, Fogo no Parquinho no Picles, Jazz it up no Cineclube Cortina, No Mercy no Jerome e Vermelho no Matiz. Amanhã tem Classique Heavy House, Disco Esquisito no Garagem Beleza, DJ Marky no Ephigenia, Dos Tambores aos Discos no Centro Cultural Áfrika, Freak Chic na D-Edge, Kiki Papi no Gaspar, Linda Green e Cecyza no Matiz, Na manteiga no Lote, Night Purpurina no Picles, Matheus Medeiros no Gaspar, Missa da Rebolada no Centro Cultural Áfrika, Só Pedrada Musical no Pratododia. Sexta e sábado tem ainda Baile da samucagem no Mundo Pensante.
No sábado rola Baile das Marinheiras no Cine Joia, Camaleoa na Balsa, .Claudia Assef e Paula Rossi no Matiz, Duplex no Citylights, Encontrão no Porta, Festa Mete Dança no Picles, Festa Vitamina na Casa da Luz, Nave e Keep Rock na D-Edge, Nega Nervous + Jac jr n Gaspar, Paolla B no Domo, Retro Future no Ephigenia e Sheela no Chuá.No domingo tem Baileárica no Gaspar, As Mina Risca no Matiz, Pedras Preciosas na Balsa, Pista Quente no Caracol, Subterrâneo no Madame Club e Windy City Classics no Ephigenia. Quarta rola ainda Djnillz na Balsa.
Cinema
Começa hoje a 9° mostra de cinema Chinês de São Paulo, no CCSP. Já a Cinemateca Brasileira recebe os filmes do 27° Cultura inglesa festival. Sábado rola a mostra de curtas experimentais Ruídos no Garagem Beleza. Nas estreia da semana, iria de Coringa: Delíro a Dois, apesar da música, o sengalês Banel & Adam e Até que a Música Pare, de Cristiane Oliveira.
Teatro
Comum ,de Lucas Vitorino, tem exibição às quintas e sextas até dia 11, no CCSP. Sexta estreia Grande Sertão Veredas: O Julgamento de Zé Bebelo, com Gilson de Barros e direção de Amir Haddad no Teatro Sérgio Cardoso, Transe Ato 1, com direção e dramaturgia de Márcio Castro com Salloma Salomão, no Sesc Belenzinho. Já sexta e sábado o Sesc Consolação leva O Talento, do grupo inglês Action Hero. No Satyros está em cartaz A Casa de Bernarda Alba, de Garcia Lorca, com direção de Rodolfo García Vázquez.
Dança
Hoje e amanhã tem Resta no Centro da Terra. Amanhã, rola ¡La Asimetría es Más Rica!, com Estela Lapponi, no Sesc Vila Mariana e No te vayas, com a Cia Fragmento de Dança, e Pedras soltas, Lígia Tourinho, no Sesc Santo Amaro. No sábado rola as shakesperianas experimentações de Ophelia [Te]ctônica e Hamlet em Necropolis, com a Taanteatro Companhia, no Sesc Pompeia.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck