Poucas figuras representam tão bem São Paulo quanto Mário de Andrade, com sua curiosidade infinita, que sintetiza o Brasil pela via da modernidade. Música, literatura e artes visuais eram as grandes paixões do autor de Paulicéia Desvairada, e elas são as principais atrações da quarta edição do Festival Mário de Andrade, que acontece sexta a domingo na Biblioteca Mário de Andrade, na vizinha praça Dom José Gaspar e na Praça das Artes. Nessa edição, o festival homenageia os 100 anos do Manifesto Surrealista, de André Breton. Vai trazer mesas, performances, feira de livros, exibição de filmes, montagens de teatro e shows,. Eu não perderia, amanhã, o da Luiza Lian (aqui na foto de Fernando Yokota) e o da Ava Rocha. No sábado, vou ver os Boogarins com Edgar. E, no domingo, Sophia Chablau tocando Loki, do Arnaldo Baptista, além da homenagem a Liana Padilha em que Jup do Bairro assume os vocais do Noporn. Enfim, não tem programa melhor pro feriado.
Shows
Hoje tem Charanga do França no Dois Dois, Forgotten Boys no Sesc Avenida Paulista, François de Lima Quinteto no JazzB, Jambu + Doral no Bar Alto, Lucifer Fest II no FFFront, Maria Esmeralda no Cineclube Cortina, Marina Sena na Audio, Núbia no Sesc Pompeia, Ônix Ensemble e Felinto no Centro Cultural Afrika, Orfeu Menino+Chá Preto no A Porta Maldita, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana na Casa de Francisca , Rincon Sapiência + Sérgio Estranho no Picles e Yannick Hara+Jonnata Doll +Caikan no FFFront.
Sexta rola Aláfia no Sesc Itaquera, Batucantos no Sesc 14 Bis, Catarina Sampaio no Centro Cultural Afrika, La Ciencia Simple no Sesc Avenida Paulista, Djokerhendam: Mú Mbana, Lenna Bauhule e Lamérica no Bona, Febem no Cineclube Cortina, Inferninho Trabalho Sujo/ Fernando Catatau+Isa Stevani Francisca Barreto no Porta, Karina Buhr no Boca Cultural, Kool & The Gang no Espaço Unimed, Msafiri Zawosi no Porão da Casa de Francisca , Mundo Livre S/A na Casa Natura Musical, Muta3Men & Incrível Banda no CCSP, Pagode da Cassiana Pérola Negra no Dois Dois, Pedro Prado e Luiz Masi no A Porta Maldita, Preta Batuque no Sesc Interlagos, Rhaissa Bittar no Picles, Samba do Aguidá+ Maurinho de Jesus no Boteco da Dona Tati, Sônica na Laje, Tiê no Sesc Belenzinho, Toquinho e Camilla Faustino no Blue Note e Velotrollers no Teatro da Rotina. Sexta e sábado rola ainda Prettos no Sesc Santana.
Sábado tem 3030 Voz e Violão na Casa Rockambole, Aurora no Espaço Unimed, Batuqueiros e Sua Gente e Douglas Germano no Dois Dois, Berço do Samba de São Mateus no Porão da Casa de Francisca, BNegão no Sesc Pompeia, Cumbia Calavera na Vila Itororó, Dj Miria Alves & Lys Ventura no CCSP, Doug O no Sesc Santo Amaro, Guilherme Arantes no Sesc Guarulhos, Horta+Caio Pamplona+Camélia na A Porta Maldita, Jupta e Perdendo as Cores no Bar Alto, Mulheres Pretas no Choro no Sesc 14 Bis, Pastoras do Rosário+Décio Luz+ +Serginho Meriti Feira de Tradições Pretas no Boteco da Dona Tati, Quimbará no Bona, Rodrigo Alarcon na Casa Natura Musical, Samba Só no Sesc Ipiranga, Surtango Quinteto no JazzB e Vhoor no Tendal da Lapa.
No domingo rola Acarahyba Trio na Vila Itororó, Baleia Baleia Baleia com participação de Monch Monch na Garagem Beleza, Cambaia+Kabeça Cheia+La Ciencia Simples no Bar Alto, Cortando Cebola + Roda de Samba do Boteco no Boteco da Dona Tati, Ensemble Choro Erudito no Sesc Vila Mariana, La Guacamaya no Porão da Casa de Francisca, Marabú Cuban Quartet no JazzB, Os Opalas no Sesc Bom Retiro, Theo Bial no Bona, Virgínia Rodrigues no Sesc Bom Retiro e Z’África Brasil e Convidados no Sesc Campo Limpo.
Na segunda, como sempre, tem a temporada no Centro da Terra, e o artista do mês é Jair Naves. Também é dia dos shows surpresas do Tranquilo. Terça, véspera de feriado, rola Assucena e Felipe Catto na Audio Club, Bruna Lucchesi no Centro da Terra, Diego Estevam no Sesc Consolação, Daparte + Aquino na Casa Rockambole, Liniker no Espaço Unimed, Silvio Modesto 80 Anos no Salão da Casa de Francisca, Solov Fest na Laje e Thalma de Freitas no Pulso Hotel. Fechando a semana, no Dia da Consiência Negra, tem Juçara Marçal fazendo o DEB RMX no Porão da Casa de Francisca, Nabiyah Be no Bona, Terra Batida convida Mû Mbana na Boca Cultural, Tony Gordon no Blue Note e Walmir Gil Quinteto feat Caro Cohen no JazzB.
Clássico
Hoje tem Coral Jovem do Estado no Theatro São Pedro e a celebraçãos dos 30 anos do Coro da Osesp na Sala São Paulo, com apresentações na sexta à tarde e no sábado. Já no domingo, acontece uma apresentação da Temporada Osesp, com a formação de câmara na Sala São Paulo. Sexta tem Ópera Fora da Caixa no Theatro São Pedro, que recebe no sábado a Camerata Jovem do Rio de Janeiro. Já no Cultura Artística, domingo e segunda tem Joshua Bell e Peter Dugan e, na terça e na quarta, Quarteto Belcea e Quarteto Ébène.
Pista
Hoje rola Ariel Freitaz no Gaspar, Até Deus Dança no Porão da Casa de Francisca, Baile do Leão na Central 1926, Baile X na Tokyo, Expresso da Meia Noite no Madame, Festa Sintonia no Pratododia, Jerome 8 Anos no Jerome, Journey to DGTL na Heavy House, Moving na D-Edge, Na Manteiga no Lote , Selvagem + Giu Nunez no Caracol, Suelen Mesmo e Flash Doug Mayer no Ephigênia e Vermelho convida Yuri no Matiz. Sexta tem Acid Asian + Salvian + Silenzo + Ignácio + L_cio no Ephigenia, Baile do Oitavo no Picles, Bats & Robots no Madame, Cabaneco + Rafa Balera no Gaspar, Camaleoa na Balsa, DJ Saci X Gui Nogueira no Cineclube Cortina, Discopretagem no Laje SP, Edu Corelli e Pedro Bertho no Matiz, Freak Chic na D-Edge, Gomaroom no Âmago, Marco Shuttle e Vermelho no Caracol e Meow no Jerome.
Sábado tem Anos 2000 no Centro Cultural Casa da Luz, Baile Freak no Entr3posto, Bute DJ no Caracol, Cardume com Pedro Gariani + Breno Lima no Gaspar, Dale Baile na Central 1926, DGTL no Komplexo Tempo, DJ Magal no Matiz , Festa 2000 no Picles, Festa Lana no Cineclube Cortina, Festa Popporn no Cine Joia, Frenesi no Ephigenia, Gigantic Indie Music Estúdio Lâmina, Hip Hop no Prato no Pratododia, Houseira no Jerome, Missa da Rebolada no Centro Cultural Afrika, Mvuka no Âmago, Nave na D-Edge, Quentinha Showcase na Heavy House, Selectah Tuti X Rude Mamma no Cineclube Cortina, Transmission no Madame, Vinagrete na Balsa e Zion Gate no Lote. Domingo rola After DGTL na Central 1926, DJ PG no Matiz, Pedras Preciosas na Balsa, Selvagem no Martinelli, Subterraneo no Madame, Tropicana Records no Ephigenia e Vermelho no Gaspar.
Já na terça rola Discopédia no Cineclube Cortina e Forró dos Ratos no Estúdio Lâmina e, na quarta, FunKey na Balsa e Veraneio + Mundo Vídeo no Caracol.
Cinema
A Cinemateca Brasileira traz a 10º Mostra de Cinema Soviético e Russo até dia 24. E sexta e sábado, no IMS, rola o Festival Nicho Novembro. No sábado o Cineclube Cortina passa O Poderoso Chefão, e, no domingo, O Poderoso Chefão 2. Nas estreias da semana, iria de Sala Escura, escrito e dirigido por Paulo Fontenelle e Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zambaulo. tem rodas as estreias no site do Meio.
Teatro
A Flávia Tavares, minha chefa no Meio, assistiu e amou Cão Vadio, da Trupe Ave Lola, no Teatro Estúdio, rola de quinta a domingo, até De a domingo, até 1º de dezembro. Já no Sesc 24 de Maio, rola O Admirável Sertão de Zé Ramalho com direção de Marco Antônio Nunes, de quinta a domingo. No Sesc Pompeia, vale ver Alegria é a Prova dos Nove, texto de Oswald de Andrade, de sexta a domingo e também na quarta. Já o solo performático Cabo Enrolado, de Júlio Lorosh, rola no Sesc Belenzinho de sexta a domingo. E, no fim de semana, no Sesc Campo Limpo, tem Urubu Come Carniça e Voa, com o Grupo Clariô de Teatro.
Dança
Hoje tem Romance de D. Mariana de Célia Gouvea, com Beatriz Sano, no Sesc Santo Amaro. Amanhã, A Saga de Otelo, com o Coletivo Todo Corpo Dança no Sesc Interlagos. De sexta a domingo rola TA | Sobre Ser Grande , com o Corpo de Dança do Amazonas e coreografia de Mário Nascimento, no Sesc Vila Mariana. E, na sexta e no sábado no Sesc Bom Retiro, Amawethu (ZA), de Luyanda Sidiya, da Luthando Arts Academy da África do Sul. No fim de semana tem Num Corre, com o Núcleo Lee, no Sesc 14 Bis.
Artes Visuais
Abre hoje no MIS Bruce LaBruce apresenta Sem Censura. Já das exposições em cartaz, já que é feriado da República, vale ver Brasil Nunca Mais no Memorial da Resistência. Pertinho, na Pina Comntemporânea, pra quem curte videogame, vale a visita a Terceiro Mundo, a dimensão descoberta, de Gabriel Massan. Outros bons programas pra semana são Então Faça, de Nazareth Pacheco, na Galeria Lume e Cai La Noche Tropical, de Manuel Brandazza, na Casa de Cultura do Parque. E, pensando no feriado da próxima quarta, o do Dia da Consciência Negra, vale a visita à coletiva Outros Navios: uma coleção afro-atlântica no Centro Cultural Fiesp.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck