Nem vou falar do aniversário da cidade porque o mais importante nesta edição é a Patti Smith. Depois dos shows com sua banda, ela volta a São Paulo na semana que vem para duas apresentações de um de seus projetos mais interessantes, a parceria com o coletivo de arte sonora Soundwalk Collective, que já colaborou com gigantes como Philip Gass, Nan Golding e Jean-Luc Godard. Com Patti Smith, eles lançarram uma trilogia incrível, Perfect Vision, em que olhavam para a obra de três escritores franceses: Antonin Artaud, Arthur Rimbaud e René Daumal. Na quarta e na quinta da semana que vem, eles apresentam no Cultura Artística o projeto Correspondences. Imperdível. Na verdade, eu estou aqui me roendo porque estarei no Rio nos dois dias. Mas tem mais, a colaboração entre eles também vai ser mostrada em uma exposição na Mendes Wood DM, A Amazônia, a partir dp dia 31.
Shows
Hoje tem Crizin da Z.O. no Sesc do Carmo, Cuca Teixeira Groove Reunion no JazzB, Isis Broken no Sesc Pompeia, Joaquim no Bona, Jota Pê na Casa Natura Musical, Lucio Maia Trio + Felipe Cordeiro no Porão da Casa de Francisca, Luiz Amargo e João Sampaio no Boca Cultural, Marina Mathey na Odette, Melvin Santhana na Casa de Francisca, Papangu e Madre+Batata Boy+Supervão no Bar Alto, Qamar e M.i.p.V no FFFront, Salloma Salomão no Sesc 24 de Maio, Samba pros Orixás no Mundo Pensante, Tatá Aeroplano no A Porta Maldita e Xepa Sounds no Picles. Hoje e amanhã tem ainda Miriam Batucada no Sesc 14 Bis.
Sexta rola Afrogroove na Audio Club, Assucena no Sesc Vila Mariana, Coma + Crime Caqui no Picles, Diogo Ramos na Casa Rockambole, Duquesa na Casa Natura Musical, Flor E. T + Joices + M.i.p.V no A Porta Maldita, Filó Machado no Boca Cultural, Gabi Farias no Sesc Pompeia, Henrique Mota Trio no Sesc Santo Amaro, Inácio Rios no Boteco da Dona Tati, Lucas Caram e Nina Nicolaiewsky no Odette, Madre no Caracol, Matuê no Espaço Unimed, Nomade Orquestra Nomade no Blue Note, Paulo Miklos no CCSP, Quimbará no Bona, Samba de Dandara + Raquel Tobias no Sesc Belenzinho, Tiê e Thomas Roth no Blue Note e Victor Passarim e Iris da Selva no FFFront. Sexta e sábado rola ainda Arrigo Barnabé + Trisca na Casa de Francisca, Azymuth no Sesc Belenzinho e Jadsa no Porão da Casa de Francisca e, de sexta a domingo, Mônica Salmaso + Eduardo Gudin + Roberta Oliveira no Sesc Ipiranga.
Sábado tem Afoxé Ilê Omo Dadá no IMS, Banda Mantiqueira no Alma, Bixiga 70 + Yago Oproprio no Tendal da Lapa, Bloco Ritaleena no Cine Joia, Concerto Viva São Paulo no Theatro Municipal, Duda Brack na Vila Itororó., Eutanásia + Banda Fisiológica + Jonnata Doll + Votú no FFFront, Galocantô + Thiago Bispo no Dois Dois, Geraldo Azevedo no CCSP, Kim & Drama no Porta, Miranda Kassin no Bona, Supercombo na Casa Rockambole, A Terra Vai se Tornar Um Planeta Inabitável no A Porta Maldita, Tony Tornado no Sesc Campo Limpo, Trio Mocotó no Sesc Bom Retiro, Tutti Fruti celabra 50 anos do Fruto Proibido no Blue Note e Samba de Dandara no porão da Casa de Francisca. Sábado e domingo rola ainda Jorge Aragão na Casa Natura Musical.
No domingo tem ensaio do Acadêmicos do Baixo Augusta na Audio Club, Afoxé Omí Àiyé no Sesc Itaquera, Coisa Nossa no Dois Dois, Fanfarra + Bloco Filhos de Gil no Cine Joia, Joanna no Tokio Marine Hall, Pagode do Quintão e O Samba da Gente Boteco da Dona Tati, Santo Jazz no Teatro da Rotina, Tietê com Arnaldo Antunes e Curumin no Bona e Trilogia Sonora no JazzB.
Segunda rola Maria Gadú no CCSP e meus amados M. Takara e Carla Boregas no Centro da Terra. Terça tem Frevo Bixiga Orquestra na Casa de Francisca, Forró das Minas no porão da Casa de Francisca, Jenni Mosello no Blue Note, Juliana Calderón no Teatro da Rotina, Naimaculada no Centro da Terra, Rubinho Jacobina no Bona e Samba Brega do Bixiga no Mundo Pensante. Já na quarta, Hélio Flanders no Bona, Léo Cavalcanti no Blue Note, Livia Nestrovski e Fred Ferreira na Casa de Francisca e Pélico no porão da Casa de Francisca.
Pista
Hoje, rola Cio no Jerome, Embalo com DJ Nuts no Mundo Pensante, Moving na D-Edge, Remember Reveillon Heavy Love na Heavy House e Vermelho + Rafael Onid no Matiz. Amanhã, 12 Polegadas no Pratododia, Baile do Escurinho na Central 1926, Baile do Favorito no Porta, Bats & Robots no Madame, Bhaskar no Ephigênia, Brutus no Estúdio Lâmina, Carlim e Suelen Mesmo no Matiz, Close no Jerome, Deekapz + Lys Ventura + Dj Tauí na Heavy House, Freak Chic na D-Edge, Terra a Vista no Entreposto e uma Veraneio especial no Cineclube Cortina com exibição do doc Veraneio: Uma Antologia Negra.
Sábado tem Assembléia no Caracol, Até Deus Dança no porão da Casa de Francisca, Baile do Leão na Central 1926, Barulho no Entreposto, Calefação Tropicaos no Mundo Pensante, Disco Laje na Laje, DJ Nuts + Beto Chuquer + Mex na Heavy House, Encontrão na Garagem Beleza, Festa Luna no Cineclube Cortina, Forró dos Ratos no Estúdio Lâmina, Fresh! No Pratododia, Jerome Convida, Metropolis no Ephigênia Missa da Rebolada no Centro Cultural Afrika, Nave na D-Edge, Pista Quente no Bar Carmen, ¡Súbete! no Lote SP, Transmission no Madame, Trepanado no Matiz e Vinagrete na Balsa. Já no domingo, rola Pedras Preciosas na Balsa, Picafumo no porão da Casa de Francisca e Subterraneo no Madame.
Cinema
Vou reforçar que na sexta tem apresentação do doc Veraneio: Uma Antologia Negra, seguido da festa que honra três gerações boa discotecagem. No domingo, o Belas Sonoriza apresenta The Dark Side of Oz e na quarta abre a Mostra Retrospectiva Mazzaropi na Cinemateca Brasileira. Nas estréias da semana, vou de Conclave e Anora.
Artes Visuais
Sexta abre Com Açúcar, Com Afeto, de Cícero Dias, no Farol Santander, sábado abre Ygapó Floresta Encantada de Águas, de Andréa Brächer, na Caixa Cultural e na terça, Fé Feitiço, de Larissa de Souza, na Galeria Simões de Assis Não dá pra perder Thomas Farkas – Todo Mundo no IMS nem Sit In My Heart And Smile, na Moraes-Barbosa.
Teatro
Hoje estreia Furacão, com Amok Teatro, no Sesc Santana.A partir de amanhã, as dicas são Um Grito Parado no Ar, com direção de Rogério Tarifa, no Sesc Bom Retiro, Padre Pinto, com direção de Luiz Marfuz no Sesc Pompeia e O Que Vem Depois da Pele no Satyros
Dança
A boa deste fim de semana é Danças de Presente, três improvisações de Marcus Moreno dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton e Wellington Duarte, artistas com quem realizou entrevistas-performativas ao longo do último ano. Rola no domingo, a partir das 11h, na Casa das Rosas. E o Museu da Dança disponibilizará os vídeos das entrevistas dançadas no seu canal no YouTube.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck