Abre no sábado, Pele do Rio, individual de Jeane Terra Pele do Rio, na Janaína Torres Galeria. É um conjunto de obras que trazem para o plano físico a experiência da finitude. Em seus trabalhos, Jeane investiga a relação entre apagamento e memória e nessas obras leva as suas inquietações para o território da floresta amazônica, sobretudo a reserva do Jaú e o arquipélago de Anavilhanas, no Rio Negro, onde estão as ruínas da cidade de Velho Airão. No total são 13 obras que exploram diferentes técnicas e suportes, escultura, fotografia, bordado, gravura e videoarte. A curadoria é de Guilherme Wisnik e fica até 24 de abril.
Artes Visuais
A partir de hoje, a Gomide & Co traz uma mostra que relaciona o trabalho da paraguaia Julia Isidrez com o da brasileira Maria Lira. No sábado rolam algumas aberturas de peso. Na Pitacoteca, a linda coletiva Tecendo a Manhã e a individual Daqui um Lugar , de Monica Ventura. Já a Mapa traz A Persistência do Olhar de Lucy Villa-Lobos, que além de fazer arte, fez o Dado Villa-Lobos. Já na Casa de Cultura do Parque abrem a coletiva O Fiar – pontos, nós, corte, além de Disparate, de Helena Martins Costa e Boca do Mundo, de Fabio Menino. E termino com uma ótima notícia: as galerias Artefasm e Mamute inauguram seu espaço em São Paulo com a coletiva No Tempo das Sutilezas, curada por Giulia França.
Shows
Hoje rola Algomystica no Entr3posto, Ana Deriggi, Ná Ozetti, Fabío Tagliaferri e Mário Manga no Bona, Bijoux Cone, do Gossip, no Sesc Vila Mariana, Canções Pelo Mar na Boca Cultural, Celacanto no Bar Alto, Encantarias do Maranhão convida Bruna Black no porão da Casa de Francisca, Estebán no Picles, Gabi Melim na Casa Natura Musical, Guilherme Kafé no Odette, Madrugada + Fantasma do Cerrado no Porta, Mari Jasca no Sesc Pompeia, MC Taya + Fuzzuês no FFFront, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana no Mundo Pensante, Trio Improvisado no JazzB e Vivian Benford + Caio Bars no A Porta Maldita.
Sexta tem Baião de Spokens celebra década com Ópera Bárbara Tecnizada no Sesc Pinheiros Cimara Fróis e a Banda Invisível no Sesc Carmo, Duo Sagawa Galvão no Sesc Casa Verde, Febem x Sain no Sesc Belenzinho, Inferninho Trabalho Sujo + Ottopapi + Orfeu Menino + Casual Art Ensemble no A Porta Maldita, a senscional Jup do Bairro no Sesc Pompeia, Lílian Rocha com participação de Luana Bayô no Sesc Bom Retiro, Lívia Mattos na Vila Itororó, Lucas Pretti no Bar Alto, Lupa Santiago 5teto no JazzB, Mariana Aydar na Casa de Francisca, Milênio + DJ KIM FS no FFFront, o gigante Mudhoney no Cine Joia, Pagode da 27 no Dois Dois, Pepe Bueno & Os Estranhos no Sesc Belenzinho, Pitty no Espaço Unimed, Quarteto em Dó Machado no Sesc Santo Amaro, Ruthe Glória no Teatro da Rotina, Santa Jam com Vó Alberta e participação de Renato Godá no Bona, Saulo Duarte no Sesc Campo Limpo, The Mönic no Sesc Paulista, Theodoro Nagô no Odette, Vanguart Dois Cantos na Casa Rockambole, Youssef Saif & Craca Beat na Garagem Beleza e Zodíaco no Picles.
Sábado rola não perderia Nó na Língua, encontro imperdível de Alessandra Leão, Jéssica Caitano e Dani Nega no Sesc Pompeia. Tem ainda 3030 no Sesc Belenzinho, Agda No Sesc Pompeia, Alexander Rodrigues Trio no Sesc 14 Bis, As Arrumadinhas - Forró das Minas na Vila Itororó, Banda Patropi no Lote, BNegão no Sesc Belenzinho, Clarice Falcão na Casa Natura Musical., Gelo Geleia + Planeta Gru + Júlio Lino no A Porta Maldita, Lavolta + Florença no Bar Alto, Marina Peralta no Sesc Bom Retiro, Rock ALT Fest no FFFront, Samba da Gaudy no Alma, Samba de Dandara no Bona, Samba pros Orixás no porão da Casa de Francisca, Samba Que Elas Querem no Dois Dois, Silvanny Sivuca no Sesc Bom Retiro, Simone no Tokio Marine Hall, Sudarshana no Sesc Paulista, Tietê + Kim Dramma + Julio Lino na Casa Rockambole e Trio Vadio no Picles. Sábado e domingo rola também Alcione no Espaço Unimed.
Domingo tem Banda Bola de Meia no Sesc Paulista, Ben Jorge na Casa Rockambole, Edgar Scandurra Song Trio no Bona, Luísa Lacerda no Sesc Bom Retiro, New Core Fest no Cine Joia, Paola Ribeiro no Sesc Pompeia, Santo Jazz no Teatro da Rotina, Tom Karabachian no Sesc Belenzinho, Victor Xamã no Sesc Santana, Yayá Massemba no porão da Casa de Francisca e Zizi Possi no Blue Note.
Na segunda Os Fonsecas no Centro da Terra seguem em temorada no Centro da Terra. Na terça, eu não perderia Maria Beraldo tocando o sensacional Colinho na Casa de Francisca e rola ainda Anastácia no Teatro da Rotina, António Zambujo e Yamandu Costa no Tokio Marine Hall, Forró dos Ratos no porão da Casa de Francisca, Monstro Enigma no Centro da Terra e uma das revelações do ano, Nyron Higor, no Bona. Já na quarta tem Cristóvão Bastos & Renato Braz na Casa de Francisca, os gringos Fontaines DC na Audio, Juliana Perdigão e os Kurva no Porão da Casa de Francisca e Tiê no Bona.
Clássico
A Osesp mergulha de hoje a sábado no universo de Bernstein e Gershwin com o pianista Marc-André Hamelin na Sala São Paulo. Já no Cultura Artística, de quinta a domingo, tem apresentação do pianista italiano Alessio Bax e amigos. Na sexta, a OCAM dá início às comemorações de seus 30 anos com o concerto Um Pulo no Ar às 13h no Centro Cultutal camargoi Guarnieri e, no domingo às 11h, no Instituto Tomie Ohtake. Já no sábado tem Orquestra Sinfônica de Heliópolis no Sesc Itaquera.
Pista
Hoje rola Foda Vinyl Junkies no Jerome e Yuri b2b Arthur U no Matiz. Sexta tem Alicate no Estúdio Lâmina, Cabarett Duarte na Central 1926, Close no Jerome, Coletivo Miramar , Gui Scott b2b Gigios no Caracol Bar, DJ HUM no porão da Casa de Francisca, Ephigênia Convida, Festa Parte AE na Laje, Fiel Discos + Outro Vinho na Casa TLTP, House of Divas no Cineclube Cortina, Mixtape na Casa da Luz, Noite Hertz no Entr3posto, Piranha no Mundo Pensante, Pista Quente no Porta, Rafa Balera + Paulete Lindacelva no Gaspar, Sintonia no Pratododia, Smash It Up no Fatiado Discos, Terpanando apresenta Festina Lente no Matiz e Vermelho B2B Yuri Gartzzea na Heavy House.
Sábado tem Aisha & Yaminah Sacili OJ no Matiz, Anos 2000 na Casa da Luz, Brune + Zopelar + Pista Quente no Caracol, Brutus no Estúdio Lâmina, Calefação Tropicaos no Mundo Pensante, Cardume no Gaspar, Compacto na Balsa, Daft Club no Cineclube Cortina, Dale Baile na Central 1926, Encontrão no Porta, Entrópica no Sol y Sombra, Gui Borato + Syl Balzer b2b Lorenzo Fasano + Paola Vigoroto na Heavy House, Jerome Convida, Noite Barulho no Ent3posto, Raio Laser na Laje, Retrofuture no Ehpigênia e Súbete no Cine Joia. No domingo rola Cleber Port & Cremosa Vinyl no Matiz, Entrópica no Pratododia, Familia House no Lote, Mari Rossi + Nega Nervous no Gaspar e Pedras Preciosas na Balsa.
Dança
De hoje a domingo tem Réquiem SP no Theatro Municipal. Hoje e amanhã rola Ferida por Fetú Nicioli e Jennifer Aquino no Centro da Terra. E hoje tem também Dramaturgia Corporificada Com Luciana Hoppe no Centro de Referência da Dança e O Que Mancha com Eduardo Fukushima e Beatriz Sano no Sesc Pinheiros. No sábado rola Resta, com Manuseio Coreográfico, no Sesc Vila Mariana.
Teatro
A programação do Cemitério de Automíveis está bem boa nesta semana. Hoje tem por lá Whisky & Hamburger, amanhã Efeito Urtigão e, na quarta, Notícias de Naufragio, todas com direção de Mário Bortolotto. E, de sexta a domingo, no Tuca, tem Realpolitik com direção de Guilherme Leme Garcia.
Cinema
Hoje tem Sessão de Curtas Nacionais e Internacionais no Cine Satyros Bijou. Amanhã rola Cinema Kabuki na Cinemateca Brasileira. Nas estreias da semana, vou de Tempo Suspenso, de Olivier Assayas, o experimental IMO, de Bruna Schelb Correa e Girassol Vermelho, de Eder Santos.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck
Fontaines cancelou 🫠