O Theatro São Pedro estreia hoje Oposicantos, a nova ópera do mago da eletrônica de casaca Flo Menezes. Chamar de ópera talvez crie uma falsa expectativa, o mais correto é encarar a nova obra comissionada pelo teatro como um espetáculo multimídia, que não trata exatamente de uma trama com personagens, mas da ideia de estoicismo. A direção cênica é de Alexandre Dal Farra e a direção musical é de Eduardo Leandro. No elenco, estão a soprano Katia Guedes, a mezzo soprano Luisa Francesconi, o tenor Aníbal Mancini, o barítono Isaque Oliveira e o baixo Gustavo Lassen, além da participação do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Maíra Ferreira. E os visuais são do meu chapa Raimo Benedetti. Vai só até domingo, e estou me roendo por dentro por estar no Rio nesta semana.
Clássico
De hoje a sábado na Sala São Paulo, o maestro alemão Marc Albrecht rege a Osesp em um repertório com o Concerto para piano nº 20, de Mozart, e a Sinfonia doméstica, Op. 53, de Richard Strauss. Na sexta, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta no Cultura Artística sob a regência de Enrique Diemecke e com Gabriele Strata ao piano.
Shows
Hoje tem Antonio Neves no Porta, Arrigo Barnabé no Picles, Ayô canta Cartola no Bona, Danilo Gonzaga no Sesc 24 de Maio, Déborah Lequercq + Pedro Bienemann no Bar Alto, Julia Ro no FFFront, Kiko Dinucci no Porão da Casa de Francisca, Nei Lopes na Casa de Francisca, Pagode da Garagem no Dois Dois, Salomão Soares no JazzB, Pedro Indio Negro + Phylipe Nunes Araújo + Lucas Caram na Odette, Pedro Só no Alma, Ravi Lobo no Sesc Pompeia,Safari no Matiz e Samba Pros Orixás no Mundo Pensante.
Sexta rola Adriana Moreira com participação de Carica Sensação no Dois Dois, Ana Deriggi e Mário Manga no Bona, Banda Mantiqueira na Casa de Francisca, Duo Conversa Brasileira no Sesc Santo Amaro, Janine + Madre no Porta, Jovem Blues no Sesc Campo Limpo, Jovita + Kabeça Cheia no A Porta Maldita, Kim & Dramma + Brubs e os Brabos no Picles, Lu Vitti no Cemitério de Automóveis, Luz Ribeiro no Sesc Santo Amaro, Mato Seco & Marley Experience no Cine Joia, Sergio Santos, Maíra Manga e Rafael Altério no Sesc 24 de Maio, Tomás Fares + Lara Castagnolli na Odette e Tuto Ferraz Quarteto no JazzB. Sexta e sábado rola ainda Beto Guedes no Sesc Belenzinho, Hyldon no Sesc Bom Retiro, Salgadinho no Sesc Belenzinho e Yago Oproprio no Sesc Pompeia.
Sábado tem Alex Albino no Bona, Brasil Jazz Sinfônica no Blue Note, Dois Barcos + Illinoise no Bar Alto, Guandu + Mães Católicas no A Porta Maldita, Ju Strassacapa no Sesc Florêncio de Abreu, Lennon, Jotapê e 2ZDINIZZ na Audio, Lucyfest no Depois do Fim do Mundo, Marcelo Jeneci Quarteto num cortejo pelo Sesc Pompeia, O Novo É Bom no Hangar 110, Póstuma + Driven By + Gates Ov Abyss no FFFront, Preta Batuque no Porão da Casa de Francisca, Rico Dalasam na Casa Natura Musical, Ryan Keberle's Coletivo do Brasil no JazzB, Samba Pros Orixás com participação de Glória Bomfim no Dois Dois, Skamoondongos no Sesc Santo Amaro, Tulipa Noire na Casa de Francisca, Tuyo convida FBC e Rico Dalasam no Cine Joia e Wi-Fi Kills + Pedro Yes and the Nos + Tudo Liga Nada Funciona na Laje. Sábado e domingo tem também Catto no Sesc Pompeia e Zé Ibarra no Sesc Pompeia.
Domingo rola Anná no Sesc Bom Retiro, Don Carlos no Carioca Club, Mayara Almeida Sexteto no Sesc Bom Retiro, Otis Selimane no Sesc Belenzinho, Power Jazz Trio no JazzB e Sombrinha & Tirambaço no Dois Dois.
KARTAS: 4A é a nova temporada do Centro da Terra, que começa na segunda. O duo formado por mm e zozio recebe Negro Leo (vitrola/teclado) Marcos Campello (trompete/guitarra), Siddhartha Animaina (voz/eletrônicos) e Talita de Jesus (trompete). Na terça eu não perderia Arto Lindsey + Thiago Nassif no Bona e tem também Marcos Suzano no Centro da Terra, Oito Baixos SP no Sesc Consolação e Silvia Machete no Baretto. Na terça e na quarta rola Leci Brandão na Casa Natura Musical e, no feriado, Cabra É Fêmea no Porão da Casa de Francisca, Dani Nega convida Dexter no Sesc Campo Limpo, Iara Rennó e Luiza Brina com participação de Luiza Lian na Casa de Francisca, Kaê Guajajara com participação de Bixarte no Sesc Santana, Malvada no Sesc Itaquera, Renata Jambeiro e Jannu Bastos no Sesc Bom Retiro e Vanessa Moreno canta Djavan no Bona.
Pista
Hoje tem Rec Sessions no Jerome e Crème de la Crème na Heavy House. Já na sexta, Baile do Favorito na Laje, Bats & Robots no Madame, Beleza Pura no Garagem Beleza, Central Apresenta no Central 1926, Eli Iwasa + Young Clubber + Nana Kohat no Ephigenia, Gop Tun no Caracol, Linda Green + Beatric no Gaspar, Meow no Jerome, Punk Reggae Party no Pratododia, Reisse, Ross7, Ianni & Judy Feiurinha na Heavy House, Reizko x Vasconcellos no Lote, a festa de lançamento da coletânea Trøpico Vol. 1 no Entr3posto e Vermelho + Síntese no Matiz.
Sábado rola Altas Fitas + Breno Della Rica + Regis Bezerra em noite de K7 no Garagem Beleza, Calefação Tropicaos no Mundo Pensante, Dale Baile no Central 1926, Desculpe Qualquer Coisa no Ephigenia, Discopeedia no Pratododia, Encontrão no Porta, Entrópica no Dona Sônia, Eunaotodoido + Dj Sophia no Matiz, Fullgás no Tokyo, Funkey com Veraneio na Balsa, Gatonet no Entr3posto, Jerome Convida, Malu Fittipaldi, Poianostella & Caio Saad na Heavy House, Mari Rossi + Nega Nervous + Amapô no Gaspar, Millos Kaiser + DJ Magal no Caracol, Pop & Wave no Pantera, Procissão no Cineclube Cortina, Summer Eletro Indie no Picles e Transmission no Madame.
Domingo tem Bobi no Gaspar, Cremosa Vinil no Ephigenia, Kair no Lote e Pedras Preciosas na Balsa. Na terça, Forró dos Ratos no Estúdio Lâmina e, na quarta, Discos Abertos com Grazi Flores na Balsa.
Cinema
Duas mostras legais na Cinemateca Brasileira nos próximos dias: Mestres do Cinema Paulista e + Gênero Queer. Já no MIS, até sábado rola a Mostra Livre de Cinema. Por lá, no sábado tem exibição com debate do doc A Beleza Oculta no Poder Feminino, de Dora Vergueiro. E durante todo o mês rola a mostra Japão na Tela no CCBB. Nas estreias da semana, não dá para perder o novo documentário de Petra Costa, Apocalipse nos Trópicos.
Artes Visuais
Na Marli Matsumoto acontece hoje uma convera com a artista Natalie Braido, em cartaz com a exposição Diagrama de Fases. Abriu nesta semana no MIS, Entre Sombras Encontro Luz, do fotógrafo Rodrigo Pivas. E abre hoje Tudo que Fica Sem Ser Visto, de Saulo Szabó, na Galeria Lume. Para quem é de performance, tá rolando a edição deste ano da Verbo, na Vermelho. Na sexta tem a abertura de Quando o Gesto Esquece o Fim do coletivo Ateliê Vivo. No sábado, a Galeria Tato participa do Circuito Barra Funda com a coletiva Crise Fractal, encerrando o ciclo expositivo da Casa Tato 12. E ali perto, vale conferir duas que estão em cartaz:Candy Wrap, de Hiroshi Sugito, no Galpão da Fortes, D’Aloia & Gabriel.
Teatro
Estreia hoje no Itaú Cultural, Açúcar ou as Irmãs Anne, com Cleide Queiroz e Dirce Thomaz. Hoje a Amanhã tem Trovadores do Miocárdio com Gil Solar no Sesc Avenida Paulista. A partir do sexta, a Zózima Trupe faz 12 apresentações de seu espetáculo que se passa dentro de um ônibus, A (Ré)tomada da Palavra ou A Mulher que Não se Vê, com direção de Anderson Maurício. Também na sexta, estreia no Sesc Belenzinho Fuga, idealizada por Beatriz Barros e Jennifer Souza. Inspirado na música de Jorge Ben Jor, Magnólia, com concepção, idealização, direção e atuação de Marina Esteves no CCSP, de sexta a domingo.
Dança
De hoje a sábado, no Teatro Sérgio Cardoso, a São Paulo Cia de Dança mostra Les Sylphides (Chopiniana), por Ana Botafogo. Hoje e amanhã, Gabriela Almeida e Gabriel Multini levam o espetáculo O Último Canto no Centro da Terra. De sexta a domingo, Lewis Major leva TRYPTYCH na Estação Motiva Cultural. Sexta e sábado, no Centro de Refrência da Danca, a Clarin Cia de Dança estreia Terras de Águas e Cazumbas.
Literatura
Sábado tem Festa Neomarginal VIII e Sarau de Paraisópolis na Favelarte Galeria Suburbana.
Quer sugerir um evento? Escreva para guiwerneck@gmail.com ou ladrilhohidrauliconews@gmail.com