O Parque Ibirapuera está se firmando como o melhor palco para festivais de médio porte, rivalizando com o Memorial da América Latina. Neste fim de semana acontece por lá mais uma edição do Festival Turá, que desde 2022 ocupa o parque. Dedicado à música brasileira, neste ano os principais shows do sábado são Só Pra Contrariar (foto), na turnê que marca a saída de Alexandre Pires do grupo de pagode, e Seu Jorge, e, no domingo, Gloria Groove e Raça Negra. Mas, cá entre nós, os shows mais legais não são os principais. Vale chegar mais cedo para ver Pretinho da Serrinha com Criolo e Leci Brandão no sábado e Saulo com Luiz Caldas no domingo. A esclação de DJs também é só com gente que frequenta quase semanalmente estas páginas: Trepanado, Luísa Viscari, Millos Kaiser e`Linda Green.
Shows
Hoje tem Ana Spalter & Haroldo Bontempo no A Porta Maldita, Cidade Dormitório + Gastação Infinita no Picles, Fernando Catatau no Porão da Casa de Francisca, Jungo no JazzB, Lubo no Sesc 24 de Maio, Mari Merenda no Sesc Carmo, Maria Esmeralda no Mundo Pensante, Nanda Moura no Sesc Pompeia, Paulo Ohana no Sesc Vila Marina, Renato Braz na Casa de Francisca, Stefanie na Casa Natura Musical, Thomas Simon Vortex no FFFront e Wem no Bona.
Sexta rola Agapantos + Nobres Casdelos + Cão no A Porta Maldita, Amabbi na Casa Rockambole, Biquíni no Tokio Marine Hall, Cayarí + Emily Pierucci + Polako no Bar Alto, Duo Valverde Brasil no Sesc Santo Amaro, Edson Sant’Anna Quinteto no JazzB, Emicaeli + Pranada + Vermelho Fantasma no FFFront, Izzy Gordon canta rainhas do samba no Sesc Santo André, Jaloo na Audio, João Menezes e Sessa na Odette, Lenna Bahule no Sesc Bom Retiro, Leoa e Aqno na Casa Natura Musical, Luiz Thunderbird e a Banda dos VJs com Luisa Micheletti no Bona, Poeira Pura no Sesc Belenzinho, Preta Batuque no Dois Dois, renanrenan e Os Amantecidas no Sesc 24 de Maio, Vanessa Moreno no Porão da Casa de Francisca e Vanguart no Cine Joia. Sexta e sábado rola ainda Ave Sangria no Sesc Pompeia e Mãeana canta JG na Casa de Francisca. E, de sexta a domingo, Maria Beraldo e Zélia Duncan interpretam o disco Antônio Carlos Jobim em Minas. Daqueles que não dá pra perder.
Sábado tem Aya no Alma, Coco de São Pedro no Sesc 14 Bis, Dois Dobrado no Sesc Santo Amaro, Firefriend no FFFront, Garajão de São Julião no Depois do Fim do Mundo, Izzy Gordon canta Dolores Duran no Bona, Jardim Depressa + Elo Perdido + Lyra and the Dreamers no A Porta Maldita, MC Luanna no Sesc Belenzinho, Paulinho da Viola no Espaço Unimed, Raul Misturada no Sesc Avenida Paulista, Samba do Sacramento no Dois Dois, Toninho Ferragutti Quinteto no JazzB, Trio Juazeiro no Sesc Santana, Trio Lua Branca no Sesc Ipiranga, Trio Mocotó no Sesc Guarulhos, Ventura Profana na Casa Natura Musical e Ziggy Alberts no Cine Joia. Sábado e domingo tem ainda Afroito no Sesc Belenzinho e Jadsa, Lua Bernardo, Saskia e Xenia Barros no imperdível Marés no Sesc 24 de Maio.
Domingo rola A Magnífica Orquestra de Músicas do Mundo no Sesc Bom Retiro, Festa Junina de Francisca na Casa de Francisca, Fuz Aka no Sesc 24 de Maio, Huey no Bar Alto, Marabú Cuban Quartet no JazzB, Paulo Tó, Lenna Bahule e Jéssica Areias em Cantos da Revolução no Sesc Avenida Paulista, Pedro Emílio no Bona, Samba do Bate Fundo no Sesc Interlagos, The Sisters of Mercyaria no Depois do Fim do Mundo, Thiago Espírito Santo no Teatro da Rotina e Zé Geraldo no Sesc Itaquera.
Na segunda Morris traz prévia de seu próximo disco Fé na Desordem no Centro da Terra. Na terça rola Antonia Medeiros & Mari Merenda no Blue Note, Ippon também traz prévia de seu autointitulado disco de estreia no Centro da Terra, Livia Nestrovski & Fred Ferreira `no Pulso Hotel, Mahmundi tocando Rita Lee no Bona e Thiago Bernardes no Sesc Consolação. Já na quarta tem Arraial Oriental com Mzceja Tabebo, Felipe Gomide e Forrobodó Oriental no Porão da Casa de Francisca, Bianca Gismonti Trio no Blue Note e Thomé cantando Milton no Bona.
Clássico
Hoje tem uma coisa linda na Praça das Artes. O Quarteto de Cordas da Cidade convida o grupo Pau Brasil. Também a partir de hoje, a pianista Estefan Iatcekiw toca Clara Schumann na Sala São Paulo. Já no Theatro Municipal, dentro do projeto ópera Fora da Caixa, começam da sexta a vão até dia 5 as apresentações de O Afiador de Facas, de Piero Schlochauer. Numa parceria inédita a OCAM se une à Orquestra Sinfônica de Heliópolis para contar 30 anos da sua história numa homenagem ao mestre Itamar Assupção, com Anelis Assumpção como convidada. De graça, na hora do almoço, Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.
Pista
Hoje tem Beto Chuquer & Milton Chuquer convidam Yan Okretic na Heavy House, Entrópica no Pratododia, Ju Weck & Thales no Matiz e Smartbizz Sessions no Jerome. Sexta rola Arraiá Badroom na Laje, Arraial da Trophy no Cineclube Cortina, Bahskar no Eohigenia, Baile do Favorito no Porta, Baile do MP no Mundo Pensante, Bats & Robots no Madame, Breno Lino no Gaspar, Cajun + Jun Honda + Mascaro + Mavi na Heavy House, Carlos Capslock no Martinelli, Close no Jerome, Disco Esquisito no Garagem Beleza, Neue X Tropicals no Caracol, Seed b2b Beno no Ent3posto, Só Pedrada Musical no Central 1926, Trepanado apresenta Festina Lente no Matiz e WAV3MUSICS no Lote.
Sábado rola Beno + Thales + MEX na Heavy House, Bogotá na Bar Alto, Chamego no Mundo Pensante, Daft Club no Cineclube Cortina, Dale Baile na Laje, Disco Laje na Laje,Flash 2000 na City Lights, Francesca Sardi + Due no Gaspar, Fresh no Pratododia, Jerome Convida, Metropolis no Ephigenia, Nyack apresenta Algorítmico com Mayra Maldjian no Matiz, Só Pedrada Musical no Lote, Stayfree no Caracol, Technobaile no Entr3posto, Transmission no Madame e Vinagrete na Balsa. Já no domingo tem Hérnia de Discos apresenta 3 em 1: DJ Paulão, PG e Lúcio Maia no Matiz, Pedras Preciosas na Balsa, Piranha no Bar Alto e Swam + Millos Kaiser no Gaspar. Na segunda rola Forró dos Ratos no Estúdio Lâmina.
Cinema
Vai até quarta no CineSesc a mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu, com 23 filmes. No sábado, dentro do projeto Belas Sonoriza tem Dias Perfeitos, de Win Wenders, com música do Mariachis Marcianos. No domingo rola a mostra Mubi Pride 2025 no Cinemateca Brasileira. Na terça e na próxima quinta tem Mostra de Cinema Guarani, com filmes produzidos por indígenas e debates, no auditório do LISA-USP, na CIdade Universitária. Nas estrias da semana, não dá para perder Dreams, terceira parte trilogia Love, Sex, Dreams, de Dag Johan Haugerud, que levou o Urso de Ouro em Berlin neste ano. Os dois primeiros estão disponíveis no streaming no Reserva Imovision, mas dá para ver sem ter assistido aos anteriores. E tem também Quebrando Regras, de Bill Guttentag.
Artes Visuais
No sábado às 11h tem visita guiada à exposição Marga Ledora: A linha da casa, na Pina Estação. Estando por lea, vale dar um pulo na Pina Luz e ver Neide Sá: vida, doce mistério. Também no sábado abrem a exposição Orixás, de Josafá Neves, no Memorial da América Latina, Limiar, de Ana Bella Geiger no Museu Judaico e a coletiva Vaquejadas da Meia Noite, na Almeida & Dale, . Não é exatamente artes visuais mas, no sábado, no Museu da Imgração, acontece o 1º Festival de Inverno, com shows, comidas típicas de diferentes países e oficinas de arte.
Teatro
O clássico Tio Vânia, de Tchecov, estreia na sexta numa montagem do Grupo Tapa no Teatro Moise Safra. Vai até domingo no Sesc Pompeia Terra BrasilisTop Trans Pindorâmica, com a Cia Sacana e até dia 6 Torto Arado – O Musical, no Sesc Pinheiros. Os ingressos estão esgotados, mas como sempre no Sesc, vale chegar uma hora antes e tentar ingresso, sempre rola. No teatro menor do Sesc Pinheiros, sábado e domingo tem a breve Fiandeiro de Tempos, com o Coletivo Iluminar, do Acre. Já no fim de semana, no Sesc Vila Mariana, tem Sonho Elétrico, com a Companhia Brasileira de Teatro. Na quarta estreia no Teatro Uol a comédia Mulheres em Chamas com Camila Raffanti, Juliana Araripe e MiáMello. E, para quem ainda não viu, vai até domingo a excelente Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso, de Felipe Hirsch, no Teatro do Sesi.
Dança
Hoje e amanhã tem Sopro, de Daniel Fagus Kairoz no Centro da Terra. Sexta e sábado tem Água Redonda e Comprida, com Geórgia Macedo e Nayane Gakre, uma menina de 11 anos, no Sesc Santo Amaro.
Quer sugerir um evento? Escreva para guiwerneck@gmail.com ou ladrilhohidrauliconews@gmail.com