O ano está acabando e fica cada vez mais difícl encontrar coisas legais para curtir na cidade. Por isso, este é o último guia de 2024. Vou tirar umas férias e volto com a newsletter no dia 16 de janeiro.
Antes que o ano termine, amanhã começa a segunda edição Festival Transforma Música no Centro Cultura Olido. Totalmente gratuito, o festival traz palestras, uma mostra de clipes queer, e o melhor são os shows. Na sexta tem uma performance do L’homme Statue e um tributo ao No Porn, com um monte de gente legal, como Filipe Catto, Jup do Bairro, Getúlio Abelha e Laura Diaz. No sábado os shows começam às 15h, não perderia Sakia e Karina Buhr (foto). Já no domingo, são dois shows a partir das 18h: um live set de Diameyka Odara e Jonnata Doll e os Garotos Solventes com participação de Verônica Valentino.
Shows
Hoje rola Asa Branca e a Banda dos Cabezas de Vaca+Nicolas não tem Banda + Cão no Entr3posto, Brita + Balbela + Scholp + Manatí na Garagem Beleza, Bufo Borealis + Pelados no Picles, Chico Bernardes + Lucas Simões no A Porta Maldita, Crizin da Z.O + Carlos do Complexo no Porta, David Kikoski com participação de Daniel Grossi no JazzB, Filipe Catto no Bona, Hellway Patrol+Our Last Creation+Octodemon no FFFront, Kokoko no Sesc Avenida Paulista, Metá Metá no porão da Casa de Francisca, Metade de Mim no Bar Alto, Nailson Vieira no Sesc Pompeia, Pagode do João Sensação no Boteco da Dona Tati, Rô Rosa e Marechal no Sesc Pompeia e Saulo Duarte no Mundo Pensante.
Na sexta tem Aygam no Sesc Vila Mariana, Bike no Sesc 24 de Maio, Catavento no A Porta Maldita, Dadá Joãozinho no Sesc Vila Mariana, Ectoplasmas no FFFront, Fora Neném + Repentina no Picles, Gabriel Edé +Arubu Avua na Garagem Beleza, Geovana no Sesc Belenzinho, Henrique Mota Trio no Sesc Santo Amaro, Lupa Santiago 5Teto no JazzB, Selma Fernandes na Odette, The Skatalites no Cine Joia, Wanda Sá, Paula Morelenbaum e Mônica Salmaso fazem homenagem a Carlos Lyra no Sesc Pinheiros. Sexta e sábado rola ainda Ale Sater no Sesc Ipiranga, Vanessa Moreno Sesc Bom Retiro e Zeca Pagodinho no Vibra.. E de sexta a domingo, um show imperdível: Hermeto Pascoal e Big Band no Sesc Pompeia.
Sábado rola Antiprisma + Naissius na Laje, Betina Astral no Sesc Vila Mariana, Boca Livre no Blue Note, Catavento + Rod Krieger no Bar Alto, Duo Koto no Sesc 14 Bis, Fatel + Malu Maria no Picles, Homenagem a Luiz Chagas na Casa de Francisca, Life Aquatic + Brita e Balbela + Sujeito no A Porta Maldita, Mariana Aydar e Mestrinho na Casa Natura Musical, Maxado feat Victor Rice e Turco no FFFront, Oriente Acústico no Cine Joia, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana no Sesc Belenzinho e Pegada de Gorila no Boteco da Dona Tati. Sábado e domingo, dois grandes: A Cor do Som no Sesc 24 de Maio e Jards Macalé no Sesc PInheiros. E, pra quem quiser tentar a sorte, sábado, domingo e quarta tem Caetano e Bethânia no Allianz Park.
Já no domingo tem Carol Biazin na Audio, Cortando Cebola no Boteco da Dona Tati, Dream Theater no Vibra, Groover no Bar Alto, Ivyson no Bona, Karnak no Sesc Bom Retiro e Silvio Modesto 80 anos no Sesc Casa Verde.
Na segunda rola Samba do Aguidá no Boteco da Dona Tati e Sofia Freire com participação de Chinaina no Bona. Terça tem Clarianas na Casa de Francisca e Webster Santos no Bona. E, na quarta, Léo Cavalcanti no porão da Casa de Francisca, Passarim no Bona e Vladimir Safatle e Fabiana Lian no JazzB.
Clássico
Hoje rola uma coisa diferente: Fortuna e Coro dos Monges Beneditinos no Mosteiro de São Bento. Na programação mais normal, hoje tem também Orquestra Sinfônica Heliópolis com Issac Karabtchevsky no Teatro B32. De hoje a sábado, na Sala São Paulo, rola a penúltima leva de concertos do ano da Osesp. A orquestra é regida por Thierry Fischer com o violoncelista francês Jean-Guihen Queyras como solista. Na sexta, tem Dois Violoncelos no Sesc Casa Verde, a última apresentação da ópera O Conde Ory no Theatro São Pedro e a Orquestra Ofisa no Sesc Santo Amaro. Já no domingo a boa é a São Paulo Chamber Soloists e Guido Sant’Anna fechando a programação do ano no Cultura Artística.
Pista
Hoje rola Ariel Freitaz no Gaspar, DJ Nuts no Mundo Pensante, Foda Pussycat no Jerome, Kirollus na Heavy House, Moving na D-Edge e Vermelho e Zopelar no Matiz. Sexta tem Bacci + Fugaz no Gaspar, Cabaret Duartt na Central 1926, Close no Jerome, Dark Goth Synth no Madame, Darq Commes Des Larmes no Entr3posto, Festa Egrégora na Casa da Luz, Flerte na Tokyo, Freak Chic na D-Edge,Gop Tun no Ephigênia, Jc B2B Magal no Caracol, Noite Grave no Galpão Comum, Piranha no Mundo Pensante, Rádio Defeito no Garagem Beleza, Sossego no Pratododia, Summer Eletrohits + DVBZ + Lucio Maia no Cineclube Cortina, Taco Bells no porão da Casa de Francisca e Wealstarcks+Miria Alves+Eunãotodoido+Lufe Viela na Heavy House.
Sábado rola Camaleoa na Balsa, Cardume no Gaspar, Catarina Sampaio + Missa da Rebolada no Centro Cultural Afrika, Dale Baile na Central 1926, DJ Mayara Maldjian + Joss + Tiger Robcop 90 no Cine Clube Cortina, Febre90 e Pista Quente no Lote, Giro no Jerome, Hotline no Estúdio Lâmina, Hmtw + Baume + Nofraje no Caracol, JP+Tmass+Giu Viscardi+ Rodrigo Ferrari na Heavy House, Mamba Negra na rua no Terminal da Lapa e com show do disco novo do Teto Preto, que tá foda, vi fim de semana passado no Rio, , Multilingo na Casa Rockambole, Procissão no Ephigênia, Punk Reggae Party no Pratododia, Rádio Ontem no Porta e Transmission no Madame. No domingo tem ainda , Lado B C/ Léo Ruas e Beto Chuquer no Matiz, Niver do DJ Moocado no Pratododia, Pedras Preciosas na Balsa, Subterranêo no Madame, Sunday Sessions no Ephigênia e Vitamina Janaina Nas convida Nyack Anazu e Basmin no Lote. Na semana, terça Forró dos Ratos convida DJ Nuts no porão da Casa de Francisca.
Cinema
Segue na Cinemateca a Mostra SAC, com vários clássicos legais. Já no CCBB, vale conferir o 3° Festival de Cultura em Direitos Humanos no CCSP. Na quinta, no MIS, tem Drácula, no Clube Filme do Livro. E na sexta-feira 13 tem Noitão no Beleas Artes. Por lá, de sexta a domingo rola o Festival Troma. Dos filmes que entram em cartaz, iria de As Polacas, de João Jardim, Marcello Mio, de Christophe Honoré, A Última Sessão, de Pan Nalin, e Queer, de Luca Guadagnino
Artes Visuais
Os nove espaços que ocupam a Travessa Dona Paula — as galerias A Gentil Carioca, Galleria Continua, Projeto Vênus, Zielinsky, o Desapê, o Ateliê397, a coleção moraes-barbosa, o programa de residência Ybytu e revista a Celeste —fazem no sábado mais uma edição do Travessa Aberta. Destaque para a artista residente Canan Batan, que faz uma performance às 18h com Lorena Hollander. E é a última chance de ver Until We Became Fire and Fire Us na coleção moraes-barbosa. Sábado no Masp abre Histórias LGBTQI+ . E na terça abre Luisa Strina 50 Amostra: Um Recorte da Coleção Luisa Strina.
Teatro
De hoje a domingo, tem Saudade na Miragem, com direção do japonês Hiroshi Koike, no Sesc Vila Mariana. De sexta a domingo, na cúpula do Theatro Municipal acontece o espetáculo Mar Aberto baseado na obra de Claudia Barral. Tipo imperdível. Já no sábado e no domingo, no Sesc Belenzinho, a performance Cloud, do italiano Giovanfrancesco Giannini. E como não vai rolar na semana que vem, um bônus: nos dias 19 e 20 tem o solo Última Memória, com a atriz portuguesa Sara Carinhas, no Teatro Garagem.
Especial
Hoje tem o lançamento da biografia de José Carlos Dias, avô do Bento, escrita por Ricardo Carvalho e Otávio Dias, no Pasquale.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck