O principal festival internacional de documentários do Brasil chega à sua trigésima edição com exibições gratuitas em São Paulo e também no Rio. Neste ano, o É Tudo Verdade mostra 85 filmes rodados em 30 países, com mais de duas dezenas de produções brasileiras inéditas, quinze das quais de longas-metragens brasileiros. Um dado bacana, nove desses longas são dirigidos ou codirigidos por mulheres. Haverá uma exibição de nova cópia do clássico “Cabra Marcado para Morrer" (foto), de Eduardo Coutinho, e Vladimir Carvalho, morto no ano passado, recebe uma mostra especial dentro do festival, assim como o cineasta britânico Humphrey Jennings, que ganha uma retrospectiva. Mas o mais legal é sempre buscar os filmes a partir dos seus interesses. Eu, por exemplo, sempre fico atento aos filmes da mostra O Estado das Coisas. O festival vai até 13 de abril. E ele é um dos temas da collab da Ladrilho Hidráulico com a Ubu, que relaciona coisas que rolam em SP com livros da editora. Sai na newsletter da Ubu, pode assinar.
Cinema
No Belas Artes, no domngo, rola uma sessão de Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, seguida de conversa com Guilherme Bryan, coordenador de Cinema da Belas Artes, e o diretor de fotografia Lauro Escorel, já na quarta no Porão do Belas, tem sessão do clássico de Terence Fisher A Maldição de Frankenstein, de 1957. E, na quarta, no Centro da Terra tem o doc Amizade, de Cao Guimarães. Já nas estreias da semana, iria de Love e Sex, filmes complementares de Dag Johan Haugerud, e A Sobrancelha É o Bigode do Olho, de Alexandre da Costa.
Artes Visuais
Bom vai até domingo no Pavailhão da Bienal a SP-Arte, com 102 galerias de arte, 12 delas estrangeiras, e 81 de design. Uma maratona que vale mais de um dia de visita. O foco das galerioas deve estar lá nesse fim de semana, mas se quiser algo menor, abriu nesta semana BRAZILIMS, individual do camaronês Pascale Marthine Tayou na galeria A Gentil Carioca. E abre no Sesc Pompeia a exposição Lugar Público - Muntadas, do espanhol Antoni Muntadas. Fora isso, vale a visita à retrospectiva de Carlos Zilio no Itaú Cultural.
Clássico
A jovem finlandesa Emilia Hoving conduz a Osesp pelo incrível Dom Quixote, de Richard Strauss, na Sala São Paulo de quinta a sábado. Já no domingo,o Coro da Osesp canta Um Réquiem Alemão, de Brahms, sob a batuta do britânico Thomas Blunt na recém-inaugurada Estação CCR das Artes. Já na Praça das Artes, hoje é dia de Danças, com a execução de três obras dedicadas ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. E no irmão mais velho, na sexta e no sábado, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano apresentam o concerto Clamor pela Paz. No sábado de manhã no Cultura Artística tem uma apresentação do jovem O pianista austríaco Kiron Atom Tellian. Pra terminar com pompa e circunstância, na quarta por lá tem o imperdível encontro da Percorso Ensemble com o trio de Amaro Freitas.
Show
Hoje rola Amar e Mudar as Coisas com Karina Bhur, Mariza Orth e Taciana Barros no Bona, Ângelo Lazzari + Ponteio na Odette, Bruna Alimonda no porão da Casa de Francisca, Daniel Daibem Trio no Blue Note, Hariel, Kayback e Ryan na Audio, Ilessi no Sesc Pompeia, Jon Spencer no Sesc Paulista, Lê Almeida + Laya, Tika e Malu, além da festa Fora da Casinha, no Picles, Muntchako no Sesc Pompeia, Musgo + Morro Fugi + Los Otros no A Porta Maldita, Otto na Casa Natura Musical, Ravih no Sesc Santo Amaro e Reall e Beaufort no FFFront.
Sexta tem Cris SNJ no Sesc Campo Limpo, Daedicula + Outra Banda no Fim do Mundo + Grapezz no A Porta Maldita, Diego Estevão no Jazz B, Especial Júpiter Maçã com Luiz Thunderbird e Tatá Aeroplano + Safa Baile no Picles, Estranhos Costumes na Laje, Fuá do Guegué no Sesc Pompeia, Grupo Raça no Sesc Belenzinho, Inexo, Favorite Dealer e Peach Eyes no Depois do Fim do Mundo, Jean Tassy no Cine Joia, João Camarero no Sesc Belenzinho, Lena Bahule no Bona, Madre + Madrugada na Casa de Francisca, Mart'Nália na Audio, Maui + Afrodite BXD na Casa Rockambole, Rita Benneditto na Casa Natura Musical, SILVER/tape e Bunker 194 no EStúdio Lâmina, Thiago Amud no Sesc Pompeia, Tubarão no Sesc 24 de Maio e Ylana na Odette. Até domingo tem ainda Paulinho Moska no Sesc Pinheiros.
Sábado rola Ayrton Montarroyos no Sesc Belenzinho, Banda Glória canta Chico Buarque no Bona, Deadcat + Slkkalb no Porta, Eduardo Machado Quarteto no Jazz B, Francisco El Hombre no Cine Joia, Funmilayô Afrobeat Orquestra no Sesc Pompeia, Gigante Castelo + Daring + Toxina no A Porta Maldita, Monstro Bom no FFFront, Não É Febre e Schlop na Laje, Nina Oliveira no Sesc Florêncio de Abreu, Romulo Froes no Sesc Casa Verde, Supercombo convida Nova Orquestra na Casa Natura Musical, Terraplana no Sesc Belenzinho e Trajano no Sesc 14 Bis. Sábado e domingo rola ainda Alaíde Costa no Sesc Pompeia e Mônica Salmaso no Sesc Bom Retiro. No domingo tem Day Limns na Casa Natura Musical, Galocantô no Dois Dois, Hic et Nunc no Porta, Roda de Samba do 14 no Sesc 14 Bis, Slap Power Trio no Sesc Belenzinho e ¡Massa! - Encontro de Música Latino-Americana no Bananal.
Na segunda começa temporada de Anvil FX, que amo muito, no Centro da Terra, batizada de Selva de Pedra PB/SP 25 anos. Terça tem Anna Tréa no Bona, Celacanto no Centro da Terra, Chorando as Pitangas no Sesc Consolação, Jessica Gaspar na Casa de Francisca e Marcelo Rubens Paiva e Lost in Translation no Blue Note. Já na quarta, Alessandra Leão com Mestre Sapopemba no Bona, Mônica Salmaso com Teco Cardoso e Nelson Ayres no porão da Casa de Francisca, Samba do Congo no Sesc Santana, Yaya Bey na Casa Natura Musical e Zeca Baleiro na Casa de Francisca.
Pista
Hoje rola Affair na Heavy House, DJ Nuts no Mundo Pensante, a festa do projeto Sónicas com Badsista no Central 1926, Height no Bar Alto, Jerome Convida e RHR no Matiz. Sexta tem Cozmo na Heavy House, Disco Pretagem no Centro Cultural Afrika, Hits Me Like a Party no Bar Alto, Hometown no Caracol, Mateus Medeiros + Fugaz DJs no Gaspar, Meow no Jerome, Pop&Wave no Madame, Punk Reggae Party no Pratododia, Rala Chão no Central 1926, Ramiro Z no largo da Casa de Francisca, Scarllet O’Malley + Pedro Gariani + Vermelho no Ephigenia, Summer Eletrohits no Cineclube Cortina, Tomba Trio no Matiz e Udigrudi no Garagem Beleza.
Sábado tem Barulho no Entr3posto, Brasil Alto no Bar Alto, Calefação Tropicaos no Mundo Pensante, Camaleoa na Balsa, Desculpa Qualquer Coisa no Ephigenia, Eunãotodoido apresenta: lovesongs com Kevin David no Matiz, Gang Showcase no Lote, Jerome Convida, Mari Rossi, Nega Nervous e Beto Almeida no Gaspar, Paraíso Perdido no Caracol, Prato 2 pra 1 no Pratododia, Solomun no Anhagabaú e o after vai ser no Estúdio Lâmina, Transmission no Madame e Zegon + Thay Girão + Abud na Heavy House. No domingo rola Alma J e Salvador Araguaya no Gaspar, Beat, Please no Lote, Braseiro Maravilha na Heavy House, Paulão apresenta: Hérnia de Discos com Janaína Nas no Matiz e Pedras Preciosas na Balsa. Por lá tem também Discos Abertos na Balsa.
Teatro
Visto na hora do almoço, ainda tinha ingresso hoje para ver Othon Bastos no monólogo Não Me Entrego, Não, hoje, no Sesc 14 Bis. As outras sessões estão lotadas, mas vale tentar ingressos pras próximas semanas. No mundo Sesc, três estreias: Pai Contra Mãe ou Você Está me Ouvindo?, do Coletivo Negro, no Consolação, Carne Viva, com texto e direção de Luh Maza, no 24 de Maio e Cena Ouro – Epide(r)mia, com a Cia Mungunzá de Teatro, no Bom Retiro. Já no Teatro Itália estreou nesta semana Copo Vazio, adaptação do texto de Natalia Timerman.
Dança
Hoje e amanhã, no Centro da Terra, Ricárdo Áparecido e Jorge Lira apresentam A Ideia Radical de um Começo. De sexta a domingo rola Afro Sapiência, com a Cia de Dança AfroOyá, no Sesc Santana. Na sexta estreia também Danças do dia – Dança para Takao, com Key Sawao, no Sesc Avenida Paulista.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck