Chegou aquela época do ano que todo mundo que gosta de livros se anima. Começa no sábado no Pacaembu mais uma edição d’A Feira do Livro, que é tipo a Flip paulistana. Neste ano, a feira reúne mais de 150 editoras, livrarias e outras intsituições ligadas ao livro numa programação cheia de conversas instigantes com escritores daqui e de fora. Com uma programação tão plural, é mais legal cada um encontrar o seu percurso, mas se for pra escolher duas coisinhas, no sábado eu veria o Rodrigo Carneiro com o Paulo Beto fazendo o dizendo o excelente Afetos Sísmicos às 14h, e, no domingo, iria de Reflexões sobre os Defaios da Democracia Brasileira, com o Carlos Fico e meu amigo Pedro Doria, com mediação de Lindener Pareto, às 15h30.
Clássico
Hoje, no Sesc 24 de Maio tem o Quarteto Muriti. No Theatro Municipal acontece no fim de semana o concerto Entre-Eras: Price e Chopin, com a Orquestra Sinfônica Municioal regida por Mélanie Léonard com Ingrid Uemura ao piano. Na manhã de sábado, no Cultura Artística, tem São Paulo Chamber Soloists e Hamilton de Holanda e, à noite no Theatro São Pedro, As Quatro Estações, de Vivaldi, com o violonista Renan Gonçalves. No domingo, na Estação Movida Cultural acontece o concerto de câmara Obras para Voz, Fagote e Piano. Na quarta, no Sesc Pinheiros, Laiana Oliveira apresenta um experimento para voz, sons eletrônicos e flauta.
Shows
Pra um dia dos namorados sonoro hoje rola Babi Moi & Nabru no Porta, Bijoux Cone + Catto + DJ set de Jorja Moura e Nova Butler na Casa Rockambole, Bruna Mendez no Sesc Vila Mariana, Catto no Bona, Clap Your Hands and Say Yeah no Cine Joia, Coiote + Dona Helena + Gonzalia Experimental no FFFront, Fernando Catatau com participação de Ava Rocha na Odette, Fitti no Sesc Belenzinho, IFÈsta convida Luiz Celestino no Dois Dois, Joaquim no porão da Casa de Francisca, Juvi e a Rapazeada + Os Chorões da Pisadinha no Picles,, Maria Beraldo na Heavy House + Curol DJ Grazi Flores, Pau Brasil no JazzB, Safari no Matiz, Tetê Espíndola na Casa de Francisca e Zudzilla + DJ Nyack no Mundo Pensante. Hoje e amanhã rola também Fabiano Sorriso e Chiquinho dos Santos no Sesc Pompeia e Toninho Horta & The Birdland Band no Sesc 14 Bis.
Sexta tem Boca de Leoa + Tietê + Orfeu Menino na Casa Rockambole, Cassiana Pérola Negra & Pagode 4 Cantos no Dois Dois, Duo Cinema Mudo no Sesc Santo Amaro, Felipe Cordeiro convida Leoa no Fervo,Grande Baile convida Silvia Machete na Casa de Francisca, Hurtmold, fazendoo brilhante Mestro, no Porão da Casa de Francisca, Maré Tardia + Capitu no Porta, Nando Reis no Vibra, Regional Violão Brejeiro no Sesc Casa Verde, Rodrigo Ogi no Alma, Safa Baile no Picles, Salgadinho no CCSP, Suco Digital + Monstro Bom no Bar Alto, Thiago Pantaleão na Casa Natura Musical e Tony Lee e a Banda das Flores no Sesc Bom Retiro. Sexta e sábado tem ainda Boca Livre no Sesc Pinheiros e Negra Li no Sesc Belenzinho.
Sábado rola Alfão no Porta, Daniel Groove no Picles, Felipe S + Vênus Não É um Planeta na Laje, Felp`22 no Cine Joia, Geovana 77 no porão da Casa de Francisca, Jéssica Areias, Maria Tuset e Terra Batida no Sesc Bom Retiro, Malni + Gigante Animal no Bar Alto, Matu Miranda & Giuliano Eriston na Odette, Paulo Freire no Sesc 14 Bis, Persie and Stefani Show no A Porta Maldita, To Define + Mab + Saluna no FFFront, Vereda no JazzB e Walmir Borges e Mário Lucio no Sesc Campo Limpo. Sábado e domingo tem Festival Best of Blues and Rock no Parque Ibirapuera e Virgínia Rosa canta Raul com participação de Tetê Espindola.
Já no domingo rola Arismar do Espírito Santo no Teatro da Rotina, Immolation + Nervochaos + Spiritual Hate no Hangar 110, Lana Rox no Sesc Belenzinho, Matheus Marinho Trio no JazzB, Orquestra Mundana Refugi no Sesc Bom Retiro e WME no Cine Joia.
Na segunda, Rubinho Jacobina faz o terceiro show da temporada no Centro da Terra. Terça tem Andre Hosoi no Sesc Consolação, Emanazul no Bona, Helio Flandres no Sarau Bar, Marco Nalesso no Centro da Terra e Nina Oliveira no porão da Casa de Francisca. E, na quarta, Cida Moreira no Blue Note, Mental Abstrato na Casa Natura Musical, Orquestra Vintena Brasileira na Casa de Francisca e Pagode da 27 no porão da Casa de Francisca.
Pista
Hoje para quem tem e não tem um amor rola Cena no A Porta Maldita, Foda Pussycat no Jerome e Sessão Desejo no Cineclube Cortina, com Camilo Rocha, Linda Green e From House to Disco. Na sexta tem Baile da DJ Sophia no Central 1926, Baile do Mundo Pensante, Diggers x Dealers no Pratododia, DJ All Ice no Vão Livre do Masp, DJ Magal + Tessuto no Matiz, Duplex convida Discopédia, DJ Nuts, Cinara, Janaina Nas, Vivian Marques e Bebela Dias no City Lights, Especial Sly and the Family Stone no Fatiado, Festa Concreta e Baile das Vilãs no Estúdio Lâmina, Gui Boratto + Junior C + Coppola + Exequiel + Ana Jablonski + Rödd no Ephigenia, Maniva convida Baile Sudaca no Entr3posto, Meow no Jerome, Noites de Cumbia no Garagem Beleza, Pista Quente no Caracol, Trivela na Heavy House, Vermelho no Gaspar e Voga no Lote.
Sábado rola Bute no Caracol, Calefação Tropicaos + DJ Tahira no Lote, Camaleoa na Balsa, Cardume DJs no Gaspar, Cogumelindie no Cineclube Cortina, Egrégora na Casa da Luz, Encontrão no Garagem Beleza, Eunaotodoido + Rafa Balera no Matiz, Flerte no Tokyo, Giro no Jerome, Hip-hop no Prato no Pratododia, noite_mp3 no Entr3posto, Piranha 10 Anos no Mundo Pensante, Rala Chão no Central 1926, Seed Selector + Quentinha DJs na Heavy House e Sempre Foi Baile no Ephigenia. Já no domingo, DJ Marky + Rich Medina no Matiz, Festa Mel no Gaspar, Forró dos Ratos no Porão da Casa de Francisca, Pedras Preciosas na Balsa. Por lá, na quarta tem Discos Abertos.
Cinema
Um dos meus festivais de cinema preferidos, o In-Edit Brasil, traz ótimos documentários do música até o dia 22 em diversas salas da cidade, como o CineSesc, a Cinemateca Brasileira, o CCSP, o Olido, o Cine Matilha e o Cine Bijou, além de salas nos Céus. Nas estreias da semana, eu adorei o documentário Eros, de Rachel Daisy Ellis, com sessão mais íntima na quarta no Centro da Terra, mas se quiser ir pra ficção, dois bons filmes: Síndorme da Apatia, de Alexandros Avranas e Segredos, de Daniele Luchett.
Artes Visuais
Quatro exposições abrem amanhã no Tomie Ohtake: Casa Sueli Carneiro em Residência, Teatro Experimental do Negro nas Fotografias de José Medeiros, Sem Limites, de Manuel Messias e As Montanhas, de Manfredo de Souzanetto. O artista do Vale do Jequitinhonha também está com exposição na Simão de Assis com da terra, o que vem…. Sábado abre Silêncio da Cor, de Cassio Michalany, na Fundação Stickel. Um bom programa para sábado é o Arte Circuito Jardim Europa, com as galerias Nara Roesler, Lume, Lica Pedrosa, Luciana Brito, Mario Cohen, Marilia Razuk, Dan Galeria Contemporânea e AM. E está em cartaz na Casa Bradesco a coletiva Crivo, a Perspectiva de Luisa Strina, com curadoria de Marcello Dantas e Kiki Mazzucchelli.
Teatro
Volta aos palcos hoje em curta temporada no teatro Moise SafraTraidor, de Gerald Thomas, com Marco Nanini. Já no Oficina, dose dupla de Nelson Rodrigues, além de Senhora dos Afogados, estreou nesta semana Os Sete Gatinhos, com apresentações às terças e quartas. E, neste fim de semana por lá tem ainda Paranoia, leitura do Marcerlo Drummond para a poesia do Roberto Piva. Hoje estreia no Tusp Felizarda, com direção de Beatriz Barros e texto de Cecilia Ripoll. No Sesc Ipiranga estreia na sexta Renda-se, com Martha Nowill. E, no sábado, do Teatro Vivo, estreia Closer, do Patrick Marber, com direção do Kiko Rieser. Na terça e na quarta, o CCSP apresenta Não Fossem as Sílabas do Sábado, com direção Joana Dória.
Dança
O Coletivo Pedrão leva dois trabalhos os Centro da Terra. Hoje tem Só se Fechar os Olhos e amanhã, Para Além do Gesto. Sábado tem Yebo Musical, com a Gumboot Dance Brasil, no Sesc Santana, Xirê de Rua, com Cia. Afro Oya, no Sesc Vila Mariana, Desdobramentos de Ori, com Arlete Alves, Marcílio Rufino e Lázaro Cruz, no Sesc Interlagos,
Quer sugerir um evento? Escreva para guiwerneck@gmail.com
Já assinando esse serviço público