Começa hoje pro público a 48ª Mostra Internaciona de Cinema de São Paulo, de longe o melhor programa cultural da cidade desde que eu me entendo por gente. Neste ano a Índia de Satyajit Ray (foto) é o país homenageado. Mas, como sempre, tem aquea seleção filmes magníficos para todos os gostos. Vai ser a chance de ver em primeira mão Ainda Estou aqui, do Walter Salles, Megalópolis, do homenageado deste ano Francis Ford Coppola, cinco filmes feitos em 5 países diferentes para celebrar o centenário de Marcello Mastroianni, seleção de filmes do oriente médio, cópias restauradas de clássicos, enfim, uma festa pra quem curte a sétima arte. E neste ano, uma novidade, a primeira Mostrinha, com filmes para os pequenos.
Cinema
É quase sacanagem, mas nesta semana rola também a 32° Mostra de Ecocine no Centro Cultural Fiesp. Nas estreias da semana, dois docs: Marias, de Ludmila Curi e Super/Man: A História De Christopher Reeve, de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui.
Shows
Hoje tem Alzira E + Corte no Porão da Casa de Francisca, Ana Karina Sebastião + Lena Bahule no Odette, Besouro Mulher no Picles, Coral com participação do Tuyo no Bona, Duda Ruas + Luna Di + Tauany no FFFront, Mayana Neiva na Casa de Francisca, Otto no Teatro das Artes, Pabllo Moreno no Sesc 24 de Maio, Picanha de Chernobyl+Brandon Taylor & The Bandits no Porta, Samba pros Orixás no Mundo Pensante, Schlop + Rasura + Mevoi no A Porta Maldita e Winona Rieders no Bar Alto.
Amanhã tem Ari Borger Trio no Whiplash, Aziz Ibrahim no City Lights, Banda Eddie na Casa Natura Musical, Chico Brown no Bona, Daniel Conti no Teatro da Rotina, Dexter no Alma, Gabriel Bruce Trio JazzB, Golpe de Estado no Sesc Avenida Paulista, Jane do Bandolim e Edmilson Capelupi no Sesc Santo Amaro, Kabeça Cheia no FFFront, Marcelo Segreto na Casa de Francisca, Nina Camillo + Lucca Simões + Alê da Silva no A Porta Maldita, Nomade Orquestra no Porão da Casa de Francisca, Pátricia Bastos no Sesc 24 de Maio, Raquel Tobias no Dois Dois, Rodrigo Techno Bittes na Boca Cultural, Skydown + Próstata + DJ Novagainst no Porta, Tássia Reis no Sesc Pompeia e Tietê + Soledad no Picles. Sexta e sábado rola ainda Gaby Amarantos no Sesc Vila Mariana e Los Sebosos Postizos no Sesc Belenzinho.
Sábado Ana Paula Moretti convida Jane Duboc no Sesc Belenzinho e tem ainda Antiprisma no FFFront, Batucantos no Sesc 14 Bis, The Cassandra Complex no Madame, Fernanda Broggi e a Roda do Meio Fio no Alma, Firefriend no Laje, Gabriel Elias na Casa Natura Musical, Hector Costita Quarteto no JazzB, Je Treme Mon Amour no Sesc Vila Mariana, Lúcio Maia Trio no Sesc Avenida Paulista, Quintal da Xika no CCSP, Samba do Sacramento no Dois Dois, Sérgio Pererê e Badi Assad no Bona, Tisbe no Sesc Belenzinho e Walfredo em Busca da Simbiose no Bar Alto Sábado e domingo vale ver as Pastoras do Rosário no Sesc 24 de Maio.
Domingo rola Amaro Freitas Trio no Bourbon Street, Batata Boy no Bona, Cortando Cebola no Boteco da Dona Tati, Festival do Fim da Seda no Depois do Fim do Mundo, O Grillo 360 na Casa Rockambole, Joyce Alane Casa Natura Musica, Luísa e os Alquimistas no Sesc Vila Mariana , Marceline + Heróis da Rua de Baixo no FFFront + Eduardo Pauloski e os Pseudos Intelectuais no FFFront, Reggae Live Station no Espaço Unimed, Samba Que Elas Querem no Dois Dois, Samburbano no Porão da Casa de Francisca, Zimbra no Cine Joia e Zonazul no Sesc Belenzinho.
Na segunda segue a temporada de Pélico no Centro da Terra e tem Funk de Quintal no Dois Dois. Terça tem Arrigo Barnabé no Pulso Hotel, Arto Lindsey e MTZ live Ft. Marina Lima abrindo a semana de aniversário do Matiz, Cleiton Rasta no Fatiados Discos, Coma no Centro da Terra, Danilo Moraes no Bona, Johnatha Bastos no sesc Vila Mariana e Marquinho e Cainã Mendonça no Sesc Consolação. Na quarta rola Alessandra Leão no Porão da Casa de Francisca, Bela Ciavatta no Bona e Mother Mother no Tokio Marine Hall.
Clássico
O mais legal da semana é O Canto de Maldoror: Terra em Transe, juntando Lautréamont e Glauber Rocha com a Orquestra Sinfônica e o Coro Municipal, num concerto sinfônico idealizado pelo Nuno Ramos e o Clima, com Marcela Lucatelli e Marat Descartes como solistas, acontece na sexta e nosábado no Theatro Municipal. Na temporada da Osesp, de hoje a sábado a orquestra é regida por Marc Albrecht com Paul Lewis ao piano, na Sala São Paulo. E, de sexta a domingo, tem o São Paulo Chamber Festival no Teatro Cultura Artística.
Dança
Hoje e amanhã tem Tríade no CCSP, e Formas Transitórias no Centro da Terra. No sábado rola Eunucos (irmãs Brasil) + Repertório N.3(Wallace Ferreira e Davi Pontes) no Sesc 24 de Maio. Na quarta, o Balé da Cidade apresenta Variação, de Davi Pontes, e estreia o que é o coro. coro, de Marcela Levi e Lucía Russo, no Theatro Municipal. Apresentações até dia 31 deste mês.
Pista
Hoje tem Caio T e Gabto no Caracol Bar, DJ Nuts no Mundo Pensante, Discotiki+DJ Krusty no Cineclube Cortina, Festa Quintou no Picles, Foda Pussycat no Jerome, Fresh! No Prato do Dia, Heavy Hour na Heavy House, Magnetismo #12 no Entreposto, Moving na D-Edge, Na Manteiga no Lote e Vermelho All Night Long no Matiz. Amanhã rola Bang! No Entreposto, D.A.N.C.E no Bar Alto, El Baile da Claudia Manzo no Sol y Sombra, Freak Chic na D-Edge, Frequência in Punga no Estúdio Lâmina, Gui Boratto no Ephigênia, Inferninho Trabalho Sujo no Picles, Marry The Night no Cine Joia, Meow no Jerome, Paquera na Tokyo, Pista Quente na Casinha dos Gs, Santo Forte no Cineclube Cortina, Som das Pretas no Pratododia, Soul Diggin x Dj Jorge Cuts no Cineclube Cortina, Suelen Mesmo no Matiz, Unai Trotti e Tati Pimonti no Caracol e Vai na Fé no Patuá Discos.
Sábado rola Ana Cmp x Carol Selecta no Cineclube Cortina, Anos 2000 na Casa da Luz, Batch Brew no Caracol Bar, Brutus no Estúdio Lâmina, Calefação Tropicaos no Mundo Pensante, Close no Jerome, DJ Nuts & Desliza no Lote, Duplex no City Lights, Festa 2000 no Picles, Funkey na Balsa, Geleia Geral no Porta, Indietronica no Ephigênia, Missa da Rebolada no Centro Cultural Afrika e Punk Reggae Party no Pratododia. No domingo tem audição do novo álbum do Teto Preto no Âmago, Hot Box DJs + Levi Lenzo e Encanto na Lote, Pedras Preciosas na Balsa e Wazagu no Caracol.
Terça tem ainda Forró dos Ratos no Porão da Casa de Francisca e, na quarta, Butch: O Rolê Delas na Tokyo, DJ Nyack e Lys Ventura Ft. Tássia Reis no Matiz e Discos Abertos na Balsa.
Artes Visuais
Hoje abre a exposição Ximena Garrido-Lecca: Mudança Elementar na Galeria Vermelho e, tem três aberturas legais no sábado: Todo Mundo de Thomaz Farkas no IMS, Adriano Moreno: Carapaças Fantasmas na Galeria Pilar e Mônica Ventura e Deco Adjiman: De tudo fica um pouco na Galeria Luis Maluf. Mas tem mais coisa boa para ver na semana: Amicilar de Castro: Art Basel Paris 2024 na Galeria Marilia Razuk, Cildo Meirelles: Uma e Algumas Cadeiras/camuflagem na Galeria Luisa Strina e Emanoel Araújo Pensar e Repensar, Fazer e Refazer no Museu Afro Brasil. Saindo um pouco das artes, é a última chance de ver Sutorito Fashion: Moda das ruas na Japan House, que vai só até sábado.
Teatro
De quinta a sábado até 3 de novembro tem A Última Ceia, do coletivo MEXA, na Casa Do Povo. Sexta e sábado, no Sesc Itaquera, tem Ana,Miquitas,Coroas e outras mulheres, do Coletivo Dolores Boca Aberta. Sexta estreia O Viajante , monólogo com Water Breda, no Sesc Pinheiros com sessões de quinta a domingo até 9 de novembro. Outro solo é Jandira, com Isabel Teixeira, em cartza no TUCA de sexta a domingo até 8 de dezembro. E só no sábado rola o político Ópera Urbe Política Cínica , com direção de Rogério Tarifa, no Sesc Bom Retiro.
Especial
No sábado à tarde acontece de graça a terceira edição do Festival Coonfluentes, conversas sobre um Brasil plural e democrático, com acadêmicos, ativistas, jornalistas e lideranças diversas para discutir temas como justiça, polarização, inteligência artificial e o papel das cidades na agenda climática. Estarei por lá.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck