Ontem abriu no Instituto Tomie Ohtake a retrospectiva A Metade do Dobro, de Carlito Carvalhosa. É uma exposição retrospectiva que volta aos anos 1980, quando o artista, então integrante do coletivo Casa7, focava em pinturas de grandes dimensões e começava sua investigação com o uso de cera e tinta. As quase 150 obras expostas no Tomie tem curadoria conjunta de Ana Roman, Lúcia Stumpf, Luis Pérez-Oramas e Paulo Miyada e traz um panorama muito rico da obra do artista morto em 2021, mostrando, além das pinturas, esculturas e instalações. A mostra fica até 2 de fevereiro do ano que vem e dialoga com uma outra, A Natureza das Coisas, em cartaz no galpão principal do Sesc Pompeia, com trabalhos que evocam os principais materiais utilizados pelo artista em suas instalações, como postes de iluminação pública, lâmpadas fluorescentes, tecidos e gessos, além das ativações sonoras. Todas remontadas conforme o projeto original, replicando as criações.
****
Dois recados: a Ladrilho atrasou nesta semana. Perdi muito tempo tentando automatizar uns processos com inteligência artificial ontem e dei com os burros n'água. Foi mal. Neste mês de eleição, a minha vida ficou bem caótica no trabalho que paga os boletos, mas em novembro vou dar "tudo de si” pra voltar com a Ladrilho em casa. Ainda não decidi se vou ou não mudar a data de lançamento dela, mas aviso vocês.
Artes Visuais
Seguindo no mundo das exposições, no mesmo dia no Tomio Ohtake outra baita exposição abriu: Esperar que a Letra se Forme, de Mira Schendel. Começou nesta semana a Ocupação Oswald de Andrade no Itaú Cultural e hoje abre Era Uma Vez: Visões do Céu e da Terra na Pina Contemporânea. Quatro mostras legais abrem no sábado: Lina e Zé: Transgressões na Casa de Vidro, Paisagens Temporais: Perspectivas em Evolução na Almeida e Dale e Anatomia, de Elisa Riemer, na Galeria Olido e Beijo, em que as galerias Isla Flotante e Gomide&Co levam obras de Mariela Scafati e Hélio Oiticica para a Pivô.
Cinema
Não tem nada melhor do que os filmes da 48° Mostra Internacional de Cinema nesta semana. Fica esperto porque a venda de ingressos abre quatro dias antes das sessões. Rola ainda a 32° Mostra de Ecocine no Centro Cultural Fiesp. Nas estreias da semana, iria de O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar, Crônica de uma Relação Passageira, de Emmanuel Mouret, O Voo do Anjo, de Alberto Araújo e Receba!, de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna.
Shows
Hoje tem Felipe Catto na Casa Natura Musical, Flávia K no JazzB, Glass + Alcovës no Garagem Beleza, Grooveria Eletroacústica no Alma, Guilherme Granado, José Lericastre, Rogério Martins, Richard Ribeiro, Cacá Amaral, Everton Santos e Philip Somervell na Laje, Jovita + Los Otros + Florexta no A Porta Maldita, MC IG na Audio, Paula Toller no Espaço Unimed, Preta Batuque no Dois Dois, Test + Sarine no Galpão Comum, Uiu Lopes no Picles e Victória dos Santos Trio no Centro Cultural Afrika. Hoje e amanhã tem ainda Black Alien no Sesc Pompeia e Odair José no Sesc Vila Mariana.
No sábado, rola 131 + This Is Tamie no Picles, Assucena no Bona, Dionne Warwick no Vibra, Fernanda Broggi e a Roda do Meio Fio no Alma, Figueroas no Sesc Vila Mariana, Fizz Jazz no JazzB, Illy na Casa de Francisca, Julia Levy no Boca Cultural, Marcelo D2 e um Punhado de Bamba na Audio, Mauricio Detoni e Marcelo Fedrá na Odette, Nandepa + Tomé no Bar Alto, Pagoterapia no Porão da Casa de Francisca, Pluma no Sesc Belenzinho, Samuca e a Selva no Blue Note, Trio Gato com Fome convida João Cavalcanti no Dois Dois e Tuyo na Casa Natura Musical.
No domingo, depois de votar, se não estivesse de plantão na eleição iria ver o Marcelo Rubens Paiva e a Banda Lost in Translation no Bona . Mas tem ainda Arrigo Barnabé na Casa Rockambole, Gueersh no A Porta Maldita e Samb'ayô no Porão da Casa de Francisca.
Na segunda é dia de Fernando's no Bona e segue a temporada de Pélico no Centro da Terra. Terça rola Akua Dixon na Casa de Francisca, Camila Lordy no Sesc Conslação, Festival Forró das Minas no Porão da Casa de Francisca, Francisca Barreto no Centro da Terra e Naimaculada no Blue Note. Terça e quarta, Bem Gil no Bona, e, na quarta, Daniel Daibem Trio no Bourbon Street, Movimento Violão no Sesc 14 Bis, Nouvellle Vague na Audio e Sampaienne no Sesc Pompeia.
Clássico
Hoje à tarde e sábado à noite, na Temporada da Osesp, Thierry Fischer rege a orquestra, que tem como solista Jay Campell no viloncelo. Hoje e amanhã o Cultura Artística traz a violonista chinesa Liying Zhu e hoje rola ainda a Orquestra Inhotim no Theatro São Pedro. A semana tá repleta de gringos. Terça, a pianista canadense Élisabeth Pion se apresenta no Sesc Pinheiros e, na quarta, o Mozarteum traz para o Teatro B32 o violinista alemão Oscar Bohórquez.
Pista
Hoje rola 2PRA1 no Pratododia, Afeto no Cineclube Cortina, Baile do Oitavo no Picles, Breakcodex SP no Entr3posto, Brega Dance Clube no Mundo Pensante, Camilo Rocha e Magal no Cineclube Cortina, Cashu + Valesuchi no Caracol, Danilo Plessow aka Motor City Drum Ensemble no Matiz, DJ Alexandre Matias DJ Lina Andreosi no A Porta Maldita, DJ Cecyza no Largo da Casa de Francisca, Festa Pronta no Âmago, Freak Chic na D-Edge, Katia Flavia Baile no Bar Alto, Jardineira Showcase na Heavy House, Meow no Jerome. Nair + Lagoeiro no Gaspar, Party 101 no Cine Joia, Shining Nights no Casa Rockambole e Talco Bells no Ephigenia
No sábado tem 12 Polegadas no Pratododia, Baile à Fantasia de Halloween no City Lights, The Boogie 5 anos num local que vai ser divulgado ainda, Cardume DJs no Gaspar, Cremosa Vinil no Funilaria, Discolaje na Laje, DJ Abud no Dois Dois, Eunãotodoido no Matiz, Festa do Música Crônica no Porta, Festa Maldita no A Porta Maldita, Halloween Chamego no Mundo Pensante, Halloween da VHS no Cine Joia, Houseira no Jerome, Jaime XX na Praça das Artes, Metropolis no Ephigenia, Missa da Rebolada no Centro Cultural Afrika, Nave na D-Edge, Roofsteady na Balsa, Transmission no Madame e Ubuntu + Diogo Strausz no Caracol.
Para depois de votar 50 no domingo, as boas são Ani Phoebe + Mel no Caracol, Braseiro Maravilha na Heavy House, Chaveconfia no Entr3posto, DJ Nuts + Kl Jay + DJ Zegon + DJ Marky no Matiz, Millos Kaiser no Gaspar e Pedras Preciosas na Balsa.
Teatro
Até sábado e na quarta está no CCSP A Bailarina Fantasma, com Verônica Santos. Para quem cure arte armorial, está no Sesc Pompeia até domingo Uma Mulher Vestida de Sol, com o Grupo Grial. Já no Sesc 14 Bis vale ver Exílio: Notas de um mal-estar que não passa, do Coletivo Legítima Defesa, em cartaz de quinta a domingo, menos nesta semana de elição que não tem sessão no domingo. Vai até 10 de novembro. E, no Itaú Cultural, Marina Esteves faz sua Magnólia de quinta a domingo até 3 de novembro.
Dança
Hoje e quinta e sexta da semana que vem, Ricardo Neves apresenta Contato no Palco no Centro da Terra. Sábado rola Jam de Vogue no Sesc Bom Retiro e, na segundas e terças tem Ruído Vermelho, com a Cia ao Quadrado, no Kasulo Espaço de Arte, até 3 de dezembro.
A Ladrilho Hidráulico é feita com a colaboração de Bento Werneck